top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

10ª edição - abril / 2016

Seminário Do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: Debate Sobre Modelo de Gestão Como Proposta Para O Futuro

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado na zona rural do município de Crato, pela primeira vez se tornou o centro dos debates durante a realização do I Seminário que aponta com a proposta de trabalhar ali um projeto de geossítio para o futuro. O Seminário foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA) em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato e reuniu pesquisadores, estudantes, historiadores, cineastas e diversos especialistas que buscam desenvolver um trabalho conjunto pelo resgate da memória do Caldeirão.

 

O evento foi aberto na noite do dia 12 de abril, no Salão de Atos da URCA, com palestras do professor Dr. Artur Sá, representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-UTAD, em Portugal, e da UNESCO. Ele falou sobre “A importância de um desenvolvimento integrado na afirmação dos geoparques mundiais da UNESCO”. Além disso, destacou, em sua fala, após a vista ao sítio Caldeirão, a importância histórica do espaço, como local com as condições de se tornar um dos geossítios de maior evidência da América do Sul.

O professor Doutor da URCA, Domingos Sávio, abordou em sua palestra as “Visões de mundo nas lutas libertárias do Caldeirão”. Ele é um dos pesquisadores de destaque na área e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo cineasta e pesquisador Rosenberg Cariry, que desenvolveu filme e livro sobre o Caldeirão. Ele esteve na mesa de abertura do evento e falou sobre os rumos de uma nova trajetória de trabalho, a partir desse momento, e se dispôs a fazer parte e auxiliar nas novas concepções de projetos que envolvam o Caldeirão.

 

 

 

O compositor e poeta Luciom Caieira lançou, durante a abertura, um gibi sobre o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, que foi distribuído para os participantes. Também foi realizada apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, com execução dos hinos do Crato e do Ceará.

 

Ciclotur no Território do Geopark Araripe

O "Ciclotur no Geopark Araripe" chega à 2a edição neste ano. O turismo sobre duas rodas é o primeiro roteiro destinado à bicicletas de mountain bike da Região do Cariri/ Ceará.

 

Nesta edição, o trajeto passará por 6 cidades da região, entre elas Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte. Municípios estes onde estão localizados os geossítios do Geopark Araripe e suas peculiaridades e foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando, assim, as trilhas e estradinhas mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevos, atrativos históricos e culturais foram pensadas de forma que o cicloturista tire o máximo de proveito de sua estada no Cariri. O percurso foi programado para 4 etapas de pedaladas, com o roteiro contemplando muitos atrativos da região, como: mirantes, cachoeiras, museus, fazendas, engenhos de cana, os geossítios do Geopark Araripe e, claro, uma bela travessia pela Floresta Nacional do Araripe.

 

A organização e realização é do Grupo Ecobikers do Crato, na pessoa de Ernesto Rocha, e conta com apoio de vários órgãos governamentais e institucionais da região que abrangerá o roteiro do Ciclotur, dentre eles, o Geopark Araripe.

Novo Logotipo do Geopark Araripe/UNESCO

Desde o final do ano passado, todos os Geoparks da Rede Global (Global Geoparks Network – GGN) passaram a integrar-se à UNESCO. Desde então, a marca que representava os geoparques da Rede sofreram alterações que simbolizam essa nova realidade.

 

Desse  modo, o Geopark Araripe, seguindo as orientações do Setor de Comunicação Visual da UNESCO apresenta a fusão de seu novo Logotipo, o qual deverá representar a "marca" Araripe Geoparque Global da UNESCO deste momento em diante.

Exposição Temática Sobre “As Leguminosas no Contexto do Geopark Araripe”

Este ano o Geopark Araripe promoverá uma exposição com o tema “Leguminosas no contexto do Geopark Araripe". Esta será a 11ª exposição temática que ocorre tradicionalmente no período da maior feira Agropecuária da Região do Cariri, a EXPOCRATO.

 

Todos os setores estão envolvidos nos preparativos para a montagem deste evento. A exposição contará com as leguminosas da região, desde a ornamentação até informações nutricionais, relacionadas à saúde, segurança alimentar e cultura. A mesma será destinada ao público alvo da EXPOCRATO, que envolve desde pessoas leigas no assunto até técnicos em agronomia, pecuária, comunidade acadêmica entre outras.

 

A exposição deverá iniciar-se por volta da segunda semana de julho no Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), localizado dentro do Parque de Exposição Pedro Felício, no município de Crato/CE.

 

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 10ª Edição / 2016
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Mabelle (estagiária do Setor de Comunicação)

colaboradores: Assessoria de imprensa da URCA

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos 

Arquivo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

Carlos Almeida (colaborador)  

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page