12ª edição - Setembro / 2015

Nove anos de Geopark Araripe:

lutas e conquistas do primeiro do Brasil!

Dia 21 de setembro de 2015, a equipe do Geopark Araripe comemorou 9 anos de sua criação.

 

Sobre este período, vale a pena pontuar momentos importantes sobre as lutas e conquistas desde a elaboração do projeto até sua concretização.

 

A proposta inicial do Projeto Geopark Araripe, pretendia de imediato a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida. Esses sítios, localizados nos municípios cearenses de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha são locais representativos de estratos geológicos com formações fossilíferas.

 

A origem da proposição se deu a partir da elaboração do APPLICATION DOSSIER FOR NOMINATION ARARIPE GEOPARK, STATE OF CEARÁ, BRAZIL, resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD, sob a coordenação do Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg e colaboração de outros professores da própria URCA - tais como o Prof. Dr. André Herzog Cardoso e Prof. Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales e colaboradores de outras universidades, como o Prof. José Sales Costa Filho/ UFC. Em seguida, a proposta foi encaminhada à verificação da UNESCO, objetivando o reconhecimento de todas estas situações relevantes, no início de 2006.

O documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação na 2nd UNESCO ConferenceonGeoparks, em Belfast, Irlanda, em Setembro/ 2006.

 

Hoje, com 9 anos, o Geopark Araripe está entre os atuais 120 Geoparques do Mundo, chancelados pela UNESCO!

Aniversário do Geopark Araripe

comemorado em grande estilo!

Na última segunda-feira (21), no Átrio do Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte/CE), reuniram-se junto com a Equipe do Geopark Araripe (diretoria, coordenadores, estagiários, funcionários e colaboradores), o Reitor da Universidade Regional do Cariri e Pró-reitores, para a solenidade de comemoração pelos 9 anos de concretização do Projeto.

 

O evento teve como mestre de cerimônias, o colaborador do Geopark Araripe desde sua criação, Ypson Félix e teve a presença de parceiros da iniciativa privada, tais como a Gerência do Cariri Garden Shopping, na pessoa de João Víctor SalibaNaime, Hotel Iu-á, e representantes dos 6 municípios que representam o território do Geopark.

 

Abrilhantando a Cerimônia, houve um passeio pelo Shopping com a apresentação dos Flautistas Mirins "Nas Trilhas do Som", do Instituto Karius, acompanhados pelas bailarinas do Grupo de Dança da Escola Generosa Amélia da Cruz, do município Santana do Cariri/CE.

 

As comemorações iniciaram-se na semana passada com a Exposição "Geopark Araripe 9 Anos", ocorrida em uma das lojas do próprio Shopping. No local, os visitantes puderam conhecer alguns dos fósseis extraídos da Bacia Sedimentar do Araripe, fotos dos Geossítios do Geopark, ver peças artesanais feitas por tradicionais artesãos desse território bem como as réplicas de fósseis confeccionadas pelos estagiários do Setor de Educação Ambiental. 

Durante a exposição, os pais que por ali passaram com seus filhos, puderam vê-los participando de oficinas de pinturas, ganhando "tatuagens" do Soldadinho do Araripe (ave endêmica da região) e aprendendo um pouco sobre as riquezas paleontológicas do Cariri cearense. Para o público adulto feminino, houve aplicações de limpeza de pele com argila, feitas pela Coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Neuma Galvão. No total, aproximadamente mil pessoas assinaram o livro de visitas da Exposição.

 

Uma das gratas surpresas ocorrida durante o evento, foi a visita do paleontólogo Rodrigo Figueiredo, que trabalha há alguns anos com material do Araripe, desde que era aluno de graduação do Museu Nacional (RJ). Hoje, tem pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Sua especialidade são os jacarés fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe. Ao ser entrevistado pela Equipe de Comunicação, Rodrigo reconheceu a importância da exposição para os habitantes locais e afirmou a relevância da participação das crianças com suas famílias nesse tipo de ação.

 

Antes de todos cantarem o "Parabéns a você", acompanhados pelo som dos flautistas, os representantes dos municípios receberam comendas alusivas aos 9 anos de trabalho e muitas conquistas. 

PROEX/ Geopark Araripe/ Urca

promovem o dia 'D' da Responsabilidade Social

Aconteceu na manhã do dia 19 de setembro, na praça da sé, em Crato, o dia 'D' da responsabilidade social. O evento foi realizado pela Universidade Regional do Cariri através da Pró- Reitoria de Extensão junto com o Geopark Araripe.

 

O dia 'D' da responsabilidade social é um evento de caráter nacional promovido por meio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e congrega instituições de ensino superior de todo o Brasil, com o objetivo de levar à comunidade externa ações desenvolvidas por alunos, técnicos administrativos e professores das diversas universidades brasileiras.

 

As atividades realizadas pelo Geopark Araripe foram: desenho livre, oficina com argila, réplica de fosseis e pintura do soldadinho do Araripe, sob a orientação da Professora Neuma Galvão e do Professor Lázaro Macedo, ambos do Setor de Educação Ambiental. Houve ainda a contribuição da enfermagem que realizou orientação sobre Tuberculose, Prevenção de DST/AIDS, teste de glicemia, verificação de Pressão Arterial, sob a responsabilidade das professoras Célida Juliana de Oliveira e Edilma Gomes Rocha Cavalcante. A Educação Física trouxe o projeto Mais Vida, Alfabeto de Libras, Avaliação Física e Treinamento Funcional, com os professores Eduardo Guimarães, Hudday Mendes da Silva e Cristina Linard.

O evento contou ainda com a presença do curso de Direito, que prestou atendimento jurídico ao público, tirando dúvidas da área civil e trabalhista sob a orientação da professora Cileide Araújo. O dia "D" da URCA teve ainda a participação do Hemoce, do município do Crato, do Corpo de Bombeiros e dos atores do Projeto de Proteção à Vida e Ceará Cidadão.

Geopark Araripe está no Twitter!

1/1

Nosso Twitter já está no ar...

 

Sigam nossa página e fiquem atualizados de tudo que está acontecendo no Geopark Araripe em tempo real. Procurem por @geoparkararipe e nos sigam.

 

Aproveitem e curtam nossa Fanpage no Facebook!

 

Lá vocês encontrarão notícias fotos e muito mais sobre os eventos que envolvem o Geopark Araripe.

 

Venha nos conhecer um pouco mais!

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 12ª Edição
 

Textos

Giane Taeko Mori Rodella

Yara  Mabele (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

Acervo do Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Ypslon Félix

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now