top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

13ª edição - maio / 2016

Homenagem aos Estagiários do Geopark Araripe

A família GeoPark Araripe parabeniza, nesta primeira nota da 13ª edição da GeoNews,  com votos de sucesso a todos estagiários que encerraram seus contratos esse semestre, os quais muito contribuíram com as ações interna e externas do Geopark Araripe.

 

Estagiário, muito mais que aprendiz, no GeoPark Araripe aprende enquanto contribui de forma significativa e deixa um pouco de sua história, enquanto também constrói a história da "família" GeoPark Araripe.

 

Desse modo, essa homenagem é para:

 

Yara Mabele Rodrigues da Silva (Setor de Comunicação)

Carlos Almeida de Sá (Setor de Comunicação)

Maria José Alves de Castro (Setor de Educação Ambiental)

Maria Aparecida Braga Neris (Setor de Desenvolvimento Territorial)

Mazinho Valdemar Viana (Setor de Geoconservaçãol)

Franciely Nascimento Feitosa(Setor de Educação Ambiental)

Antônio Nelson Araújo(Setor de Educação Ambiental)

Cicero Joverlânio Sousa e silva (Setor de Ed. Ambiental)

Kaio Rolim Sobreira (Setor Ed. Ambiental)

 

Sinceros agradecimentos!

"Diálogo" Cultural e Religiosos Entre o Geopark Araripe e o Projeto Geoparque Seridó/Rn

Na comunidade Mangericão, localizada no próximo GeoPark brasileiro a integrar a UNESCO, o Projeto Geoparque Seridó, existe uma pequena capela que guarda a história de um poço. O poço foi construído por um morador que foi pedir auxilio ao Padre Cícero ao chegar no Juazeiro do Norte, município onde está localizado o geossítio Colina do Horto do Geopark Araripe.

 

Então, o "Padin" manda o morador retornar e cavar um poço a 40m da porta da sua casa, na certeza que daria água. Ao retornar, o homem cava o poço e o nomeia como “Poço de Jacó”. O fato se espalha por toda a região e hoje é  ponto frequente de visitação, pois, além de ter sido encontrado sob circunstâncias "místicas", está há 112 anos sem secar. Na ocasião do aconselhamento, o Padre Cícero pediu ao morador que nunca negasse água a quem pedisse, e assim foi feito.

 

Quem visita  a cidade de Cerro Corá, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, se depara com várias belezas naturais e também com esse atrativo religioso. E a curiosidade entre esses dois geoparques marca o diálogo cultural e religioso que une os dois Geoparques mesmo tão distantes geograficamente.

Floresta Nacional do Araripe e Seus 70 Anos

A Floresta Nacional do Araripe (FLONA) foi criada em 02 de maio de 1946, através do Decreto Lei Nº 9.226, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, tornando-se reconhecida, desde então, como a primeira floresta nacional do Brasil. A unidade de conservação abrange os municípios cearenses de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha e Santana do Cariri e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Os principais objetivos da "criação" da FLONA foram:

 

·  Contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos;

 

·  Proteger e proporcionar meios e incentivos para atividade de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental de espécies ameaçadas de extinção;

 

·  Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais de que dispõe;

 

·   Proteger e recuperar os recursos hídricos e edáficos;

 

·  Valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica.

 

Na ocasião do aniversário de 70 anos do decreto que reconheceu e formalizou os objetivos desta criação, o GeoPark Araripe foi representado por seu Secretário Executivo, Nivaldo Soares de Almeida.

Parceria da Universidade Federal do Cariri - Programa PET – Gera o Novo Logotipo do Geopark Araripe

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa veiculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e destinado a grupos de alunos que tenham interesse, habilidade e potencial destacado nas áreas de design e webdesign. O programa atua sobre a graduação a partir do desenvolvimento de atividades coletivas, de caráter interdisciplinar e que envolvam a pesquisa, o ensino e a extensão. O programa visa promover o envolvimento dos membros do grupo para a multiplicação de ideias e práticas pedagógicas. A promoção do ensino, da pesquisa e da extensão é primordial para a formação global do aluno, que deve ser capaz de realizar ações que beneficiem a todos os setores da sociedade.

 

Por essas características do PET, a UFCA solicitou vaga de estágio acadêmico no Geopark Araripe e o primeiro resultado foi a fusão entre as marcas da UNESCO com a do Geopark Araripe. Esta ação foi necessária porque desde dezembro de 2015, os geoparques do mundo que integravam a Global Geoparks Network (GGN) passaram a representar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Os estagiários do PET ainda devem desenvolver o Selo Comemorativo dos 10 anos do Geopark Araripe e assinar as artes visuais da Exposição sobre as Leguminosas, que ocorrerá em julho deste ano, no período da Feira de Exposições Agropecuárias do Crato (EXPOCRATO).

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 13ª Edição / 2016

 

Textos

Giane Taeko Mori Rodella 

Bruna Almeida (Estagiária do Setor de comunicação)

Colaborações: Nivaldo Soares 

                      Prof. Dr. Marcos Nascimento (UFRN/Geoparque Seridó)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos 

Bruna Almeida (Estagiária do Setor de comunicações)

Nivaldo Soares

Acervo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

Anderson Carlos (colaborador) 

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page