14ª edição - Outubro / 2015

Geopark Araripe recebe visita técnica do projeto “Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”

Durante os dias 05 a 08 de outubro, o território do Geopark Araripe recebeu a visita técnica da equipe que compõe o projeto “Geoparque Cânions do Sul”, por indicação da consultora do Geopark Araripe, a geóloga Flávia Lima.

 

A Equipe tem como objetivo vivenciar as realidades de outros Geoparks a fim de levar as experiências que estão dando certo no Brasil, para o seu projeto canditado. Além de aprender com as dificuldades desses geoparques também.

 

Os visitantes foram: Leila Maria Vasquez Beltrão (Instituto Federal Catarinense, campus Sombrio), Mauricio Dalpiaz Melo (Instituto Federal Santa Catarina, campus Araranguá), professores de instituições de ensino, pesquisa e extensão parceiros do projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul e membros da Comissão Científica que compõe o processo de governança para a construção do projeto. Tarcísio Roldão da Rosa, professor da Escola de Educação Básica Bulcão Viana, membro da Associação Praia Grandense de Ecoturismo e mestrando da Universidade do Estado de Santa Catarina - que desenvolve tema de pesquisa sobre a construção do território candidato. Sung Chen Lin, Especialista em Educação da rede de ensino de Santa Catarina, funcionária na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá e que junto com Cristiane Belessimo da Associação dos municípios do Extremo Sul Catarinense, coordenam o processo de governança para a construção do Projeto “Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”

A equipe de coordenação conta ainda com mais 5 pessoas: uma geóloga, uma administradora, uma captadora de recursos financeiros, um comunicador e uma pessoa do turismo, como a Cristiane Belessimo. Ela também é membro do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.

 

O aspirante a “Geopark” tem como missão a melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam o território aonde o mesmo se localiza, submetendo, posteriormente, a proposta à GGN/ UNESCO, como um modelo de desenvolvimento sustentável por meio de um geoturismo.

Abordagens feitas aos visitantes pelo coordenador do Geopark Araripe, Francisco Idalécio de Freitas, sobre as áreas que compreendem o território desse Geopark.

 

Em outras palavras, valorizando o patrimonio natural, cultural e geológico, fomentando o turismo local, agregando atividades de Educação Ambiental e Geoconservação do território. O “Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul” tem delimitação de aproxidamente 2800 km², comtemplando ao todo sete municípios.

 

Segundo a Educadora Sung Chen Lin, a visita ao Geopark Araripe deixou ótimas imprenssões para a equipe. Vários foram os elogios à estrutura da Sede Administrativa, aos materiais que facilitam a interação com o público e a forma como ocorre a exposição das riquezas locais e a os profissionais que integram a coordenação geral no Geopark Araripe. Quanto a isso, vale ressaltar, que o Geopark Araripe é caracterizado por uma equipe formada por funcionários cedidos pela Universidade Regional do Cariri (URCA), tais como técnicos e professores, estagiários que são bolsistas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), e funcionários cedidos pelas prefeituras dos municípios que compõem o território do Geopark Araripe.

 

 Ainda em sua fala, a Educadora afirmou que essa organização do Geopark Araripe será ponto de referência para o que a equipe de Santa Catarina quer alcançar enquanto Geopark.

Aula de campo no geossítio "Riacho do Meio"

Alunos dos cursos de Direito, Letras e Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizaram nesse sábado, dia 3 de outubro de 2015, uma aula de campo no Geossítio Riacho do Meio em Barbalha ministrada pela Professora e Coordenadora do Setor de Educação Ambiental do Geopark Araripe, Maria Neuma Clemente Galvão.

 

A aula foi divulgada pela TV Verdes Mares Cariri. Esse geossítio caracteriza-se por possuir uma biodiversidade peculiar, da qual podemos destacar as nascentes de água doce e a presença da ave símbolo de nossa região, o Soldadinho do Araripe.

 

A aula teve como principais objetivos mostrar a importância desse local e de sua preservação para nossa região, além de preparar os alunos para ministrarem aulas nesse tipo de ambiente que oferece recursos didáticos naturais para serem trabalhados como, por exemplo, com crianças com deficiência visual, onde as mesmas podem sentir texturas, sons e aromas diferenciados, que são próprios desse ambiente. 

A sede do Geopark Araripe como sala de aula

Na tarde do dia 05 de outubro, a Professora e Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Regional do Cariri (URCA), Lireida Albuquerque, trouxe seus alunos para uma aula de “campo”.

 

Os alunos fazem parte do curso de Geografia da URCA e puderam aprender com os materiais disponíveis na Sede Administrativa do Geopark Araripe, sobre fósseis, a Chapada do Araripe, através da maquete exposta e analisar a estratigrafia da Bacia Sedimentar do Araripe, também na maquete disponível no local.

 

Vale ressaltar que a Sede Administrativa do Geopark Araripe está sempre aberta para alunos, professores e demais integrantes da comunidade para atividades assim!

III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

1/1

O território do Geopark Araripe é caracterizado por seu povo, de forma peculiar no que diz respeito aos diversificados aspectos culturais. Dentre esses aspectos, vale citar o Reisado, as Bandas Cabaçais, os Romeiros do Padre Cícero...

 

Sendo assim, é com grande satisfação que o Setor de Comunicação do Geopark Araripe divulga o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, que acontecerá pela primeira vez na Região Nordeste.

 

O evento tem como finalidade reunir pesquisadores do campo da cultura, instituições, agentes para debate e fomentação de oportunidades para a pesquisa nesse campo de atuação.

 

O evento acontecerá entre os dias 08 e 10 de outubro na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta, no Auditório do Geopark Araripe e REFSA.

 

A programação conta com apresentação de trabalho, mesa redonda, encontro com pesquisadores, lançamento de livros e shows.

 

O III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura conta com o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Geopark Araripe, da Prefeitura do Crato (CE), da CAPES, da Adufc, do Sesc e do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

 

Mais informações no site: ebpc.ufca.edu.br/

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 14ª Edição
 

Textos

Carlos Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Neuma Galvão

Carlos Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

Acervo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now