16ª edição - Outubro / 2015

A história sobre o geossítio Colina do Horto na exposição “A guerra dos homens na terra da Mãe das Dores”

A Universidade Regional do Cariri/URCA, junto com a Secretaria de Cultura e Romarias de Juazeiro do Norte e o Instituto José Marrocos, de Pesquisa e Estudo Sociocultural do Cariri/IPESC apresenta a exposição: "A Guerra dos Homens na Terra da Mãe das Dores". A temática versa sobre a sedição de Juazeiro do Norte e personalidades marcantes como a figura do Padre Cícero, sua atuação enquanto homem religioso e político nesse município, onde está localizado o Geossítio Colina do Horto.

 

O evento está acontecendo no hall de entrada da Sede Administrativa do Geopark Araripe/URCA e o objetivo da mesma é apresentar de modo interativo, por meio de maquetes, fotos e produções artísticas, a história e cultura local.

 

Sobre a história retratada nessa exposição, vale dizer que em 1911, no município de Juazeiro do Norte, com o apoio do padre Cícero, foi assinado o pacto dos coronéis, com a finalidade ao mesmo tempo de harmonizar conflitos e também de afirmar uma solidariedade entre os soberanos do sertão. Durante o conflito militar já acirrado, o Padre tentou evitar, com esse termo, que durante as ações comerciais dos poderosos da região, fossem realizados saques, furtos e práticas de violência. Porém a tentativa não obteve muito sucesso, pois os casos de excessos e abusos ainda foram relatados daquela época.

Um fato curioso foi que esse conflito resultou na queda do Governador de Franco Rabelo e no fortalecimento político de Juazeiro do Norte. "Sedição" de Juazeiro é um termo designado para diminuir a amplitude do movimento, e ficou consagrado na história do Ceará.

 

E sobre a Exposição, esta é composta por maquetes, fotos, recortes de jornais que retratam essa parte tão importante da história de Juazeiro do Norte, município do território do Geopark Araripe!

12° Romaria Benigna em Santana do Cariri

Uma das características peculiares do Geopark Araripe são as manifestações culturais de cunho religioso. Essas ocorrem em maior ou menor intensidade nos entornos dos vários Geossítios que o compõe. Este mês, no município de Santana do Cariri (Geossítios Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz), ocorre a 12° Romaria Benigna. O evento está acontecendo no território do Geopark Araripe desde o dia 15 de outubro e termina no dia 24.

 

Segundo as histórias contadas no município, a jovem benigna se tornou referência de castidade e obediência quando era ainda adolescente. Abordada em 1941, aos 13 anos, por um pretendente, no local próximo ao sítio que morava com os pais, Benigna não quis relações com o rapaz que se chamava Raul. A recusa era justificada devido ao seu propósito de dedicar-se à prática da fé católica e casta. Não contendo a raiva pela rejeição, o rapaz matou-a com vários golpes de facão, fugindo em seguida. Desde então, a menina Benigna se tornou símbolo de fé e devoção, a aclamada "Heroína da Castidade" para o povoado do local. E, a cada dia, inúmeros visitantes engrossam as filas para visitar o túmulo da menina e o local do crime.

 

Este ano, a romaria a esses locais tem como tema: “Com Benigna celebremos as misericórdias do Senhor”. O evento contou com a participação do cantor gospel, Batista Lima, que animou a festa no dia 18 de outubro. 

O dia 24, dia que remete ao martírio, contará com atividades locais pela manhã, acolhida das caravanas no Santuário de Benigna, no bairro de Inhumas; caminhada para a matriz de Santana do Cariri e, às 17horas, celebração Eucarística.

 

Os organizadores do evento ressaltam que a data de abertura é referente ao nascimento de Benigna e o encerramento a sua morte. A cidade, em parceria com o Ministério do Turismo, recebeu este ano cerca de um milhão de reais para pavimentação da estrada que leva ao local onde Benigna foi assassinada e para erguer um santuário em sua homenagem.

 

A cidade espera, com esse investimento, a ampliação no fluxo do turismo religioso, o qual também beneficiará quase 500 famílias com o acesso facilitado ao bairro Inhumas. A organização do evento espera um fluxo de cerca de 30 mil pessoas durante todas as homenagens deste ano. 

Estagiários do Geopark Araripe participam da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da URCA

A Universidade Regional do Cariri-URCA realiza sua primeira Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT), junto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e com a Pró-Reitoria de Extensão.

 

A SNCT integra a XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA, a III Semana de Extensão, o I Encontro de Pós-Graduação, o I Encontro de Ética em Pesquisa do Cariri, a II Reunião de Líderes de Grupos de Pesquisa do Ceará e a I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cariri.

 

A semana teve inicio no dia 19 de outubro e vai ate o dia 24. A programação conta com mesas redondas, apresentação em pôster, apresentações orais, palestras, minicursos, lançamento de livros.

 

Os estagiários de todos os Setores do Geopark participam dessa Semana com trabalhos nas áreas de Educação Ambiental, Desenvolvimento Territorial, Cultura, Comunicação e Administração. Os trabalhos partem da temática "Luz, Ciência e Vida" (tema de trabalho difundida pela UNESCO para o Ano de 2015), com vertentes multidisciplinares.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 16ª Edição
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Mabele (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

Ranielly Brito

Lázaro Ranieri

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now