17ª edição - Novembro / 2015

Aproveitamento do rejeito de calcário laminado é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/Infobrasil 21 anos

Entre os dias 27 e 29 de outubro houve a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sob o tema: Luz, Ciência e Vida, na Assembleia Legislativa do Ceará, na capital. Pela abrangência do tema, o Geopark Araripe participou do evento com exposição de peças relacionadas às práticas de reaproveitamento do Calcário Laminado, do Geossítio Pedra Cariri.

 

As peças são produzidas a partir da iniciativa de pequenos artesãos do Município de Nova Olinda, do ateliê “Pedra sobre Pedra” e pelo Museu de Santana do Cariri. Dentre as peças dos artesãos, pode-se encontrar réplicas de fósseis do tipo encontrado na Formação Crato, feitas através de uma técnica chamada Litogravura. Dentre os objetos, além das réplicas, existem os porta joias, porta canetas, peso de papel, colares, chaveiros, imãs, entre outros.

 

Outro destaque do stand do Geopark Araripe foram as réplicas de fósseis da Formação Romualdo, feitas nas Oficinas de Réplicas de Fósseis, pelo Setor de Educação Ambiental e o painel com as principais ações que marcaram o Geopark brasileiro em seus 9 anos de existência.

 

Durante a exposição, passaram pelo local o Secretário Adjunto da SECITECE, Francisco Carvalho, o Diretor-acadêmico do Instituto Business School Brasil, José Bezerra, alunos do Ensino Fundamental e Médio, outros de Escolas Técnicas e Superior da cidade e região.

XVII Semana de Esporte, Arte e Cultura do colégio São Francisco de Assis, entorno do geossítio Colina do Horto

No último dia 27, no entorno do Geossítio Colina do Horto, município de Juazeiro do Norte/CE, o Colégio São Francisco de Assis promoveu a XVII Semana de Esporte, Arte e Cultura. O tema abordado foi “Brasil Sustentável: um olhar sobre o meio ambiente e a economia”.

 

Na ocasião, representando o Geopark Araripe, o pesquisador e colaborador do Geopark, Professor Rafael Celestino Soares, doutorando em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, foi convidado a participar de uma Mesa Redonda com Irapuan Cezar de Oliveira (ONG Candeeiro das Trilhas, município de Barbalha/CE), José Leite da Silva (Presidente da Associação de Catadores Engenho do Lixo, município de Juazeiro do Norte/CE), Paulo Sérgio Garcia (Ambientalista, professor aposentado da UFC), Aristoteles Grangeiro Teles (Educador físico, guia de turismo ecológico, e atuante em atividades de turismo de aventura), e Thiago Dantas (Professor de Geografia, especialista em Geopolítica e História).

 

A Mesa Redonda abordou aspectos ambientais, reflexões sobre sustentabilidade, reaproveitamento de materiais e impactos na economia. E o público alvo foram os alunos de Ensino Fundamental II do colégio, os quais se destacaram pela participação intensa através de perguntas aos componentes da Mesa.

 

O Geopark Araripe parabeniza à Comissão Organizadora do Evento pela brilhante articulação entre vários especialistas da área e pela iniciativa de colocar os estudantes em contato com essas discussões tão importantes e necessárias para a geoconservação do Território do Geopark Araripe! 

Práticas da Educação Ambiental do Geopark Araripe

O Setor de Educação Ambiental com o propósito de preservação, conscientização e divulgação do Geopark Araripe através do projeto Educação Ambiental: “Uma viajem pela história e cultura do território do GeoPark Araripe”, do programa Educar, promovido pelo SESC do município do Crato, desenvolveu nos dias 20 e 27 de novembro, Oficinas pedagógicas com o uso de argila, enfatizando a importância do solo, no Ano Internacional dos Solos (UNESCO).

 

Os estagiários do Setor de Educação Ambiental também desenvolveram a Oficina de Réplicas de Fósseis com o objetivo de trabalhar noções de preservação e conscientização do patrimônio fossilífero.

 

O público alvo foram os alunos do Infantil V.

TV Verdes Mares apresenta o geossítio Ponte de Pedra

No penúltimo dia do mês de outubro, a TV Verdes Mares – Cariri, fez uma reportagem sobre o Geossítio Ponte de Pedra, que se localiza no município de Nova Olinda/CE.

 

Na ocasião, a estudante do Curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e estagiária do Geopark Araripe, Angélica Patrícia e as crianças da Fundação Casa Grande, participaram da matéria falando, respectivamente sobre as lendas dos Geossítios do Geopark Araripe e sobre a Lenda do Portal Encantado, específica da Ponte de Pedra.

 

Para falar sobre a formação geológica dessa belíssima e curiosa ponte esculpida pelo tempo, a repórter Darlene Barbosa entrevistou o doutorando em geologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor e Colaborador do Geopark Araripe, Rafael Celestino Soares. Ele contou sobre como os fatores naturais contribuíram para escavar a rocha e, assim, dar forma à ponte.

 

A reportagem será exibida na próxima semana no CETV primeira edição, no Cariri e no Jornal do Meio dia da TV Verdes Mares de Fortaleza – filiada da Rede Globo de Televisão.

 

Para informações sobre outras reportagens sobre o Geopark Araripe feitas pela TV Verdes Mares Cariri, clique aqui.

Território do Geopark Araripe é destaque!

A TV Verdes Mares Cariri, que é afiliada da Rede Globo de televisão, exibiu no dia de 20 de outubro uma matéria especial sobre um dos Geossítios do Geopark Araripe, o Geossítio Cachoeira de Missão Velha, localizado no município codinome.

 

A repórter Darlene Barbosa ressaltou a importância e a beleza das riquezas naturais do Cariri Cearense, bem como a Lenda da Princesa Glória, que, segundo contam, morava próximo à cachoeira.

 

A reportagem tinha como enfoque o desenvolvimento econômico local, partindo do hotel Iu-á, parceiro do Geopark Araripe, onde o mesmo disponibiliza um carro ornamentado por um pterossauro. A Equipe de reportagem visitaou a Cachoeira de Missão Velha, enfocando a riqueza das rochas, da cultura, do misticismo do local.

 

A parte explicativa ficou por conta dos guias associados a AGTURC e do professor Rafael Celestino que é Geógrafo e colaborador do Geopark Araripe.

 

A matéria completa você pode ter acesso clicando aqui.

 

Venha você também conhecer esse território encantador!!!

I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Cariri

Durante a I Semana de Ciência e Tecnologia da URCA, os estagiários do Geopark Araripe e da Escola Profissionalizante Professora Violeta Arraes, que realizam estágio obrigatório também no Geopark, apresentaram trabalhos sobre atividades que foram desenvolvidas dentro do Geopark Araripe.

 

Os trabalhos abordaram as atividades oriundas dos seguinte Setores do Geopark Araripe:

 

Administração: "Análise da Estrutura Administrativa do Geopark Araripe". Autora: Estagiária Maria Cavalcante, aluna do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), sob orientação de Rafael Celestino Soares.

 

Geoconservação: "Geodiversidade e Valores Estéticos: Geossítio Riacho do Meio no Geopark Araripe Ceará". Autora: Estagiária Osmanda Moura, aluna do Curso de Biologia da URCA, sob a orientação de Rafael Celestino.

 

Ed. Ambiental: "Compartilhando Conhecimento sobre Geociências através do Projeto GEA Terra Mãe do Geopark Araripe". Autor: Estagiário Kaio Sobreira Rolim, aluno do Curso de Educação Física da URCA, sob orientação de Maria Neuma Clemente Galvão.

"Práticas Pedagógicas das Colônias de Férias do Geopark Araripe". Autor: Antonio Nelson Araujo, aluno do Curso de Pedagogia da URCA, sob orientação de Lazaro Ranieri Macêdo.

 

Cultura: "Lendas e Historias do Geopark Araripe: O Imaginário Popular Historiográfico". Autora: Estagiária Angélica Patrícia, aluna do Curso de História da URCA, sob orientação de Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez.

 

Desenvolvimento Territorial: "Desenvolvimento Sustentável: Artesanato como Geração de renda para o município de Santana do Cariri-CE". Autora: Maria Aparecida Neris, aluna do Curso de Economia da URCA, sob orientação de Lazaro Ranieri Macêdo.

 

Comunicação: "Geonews: Estratégia de Comunicação Externa do Geopark Araripe". Autora: Estagiária Pedrina França, aluna do Curso de História da URCA, sob orientação de Giane Taeko.

 

Escola Estadual Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau: "Produção de um Curta Metragem sobre o Território do Geopark Araripe". Autora: Estagiária da Escola Técnica, Cícera Carolina Bezerra Cruz, sob orientação de Giane Taeko.

 

"A Produção de Vídeos sobre o Geopark Araripe por alunos da Escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau". Autor: Estagiário da Escola Técnica, Isaac Zidanne Lourenço Dionízio, sob a orientação de Giane Taeko.

 

Para os interessados em ter acesso aos trabalhos completos, muito em breve estarão nos anais do evento, no site da URCA.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 17ª Edição
 

Textos

Giane Taeko Mori Rodella

Yara Mabele Rodrigues (estagiária do Setor de Comunicação)

Jéssica Daiane (estagiária do Setor de Educação Ambiental)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Carlos Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

Bruna Almeida  (estagiária do Setor de Comunicação)

Ranielly Brito

Angélica Patrícia

Rafael Celestino Soares

Acervo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Rafael Celestino Soares

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now