top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

18ª edição - Julho / 2016

CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIREÇÃO DO GEOPARK

No dia 1º de julho foi realizada a cerimônia de posse na nova direção do Geopark Araripe.

​

O Prof. Dr. Francisco do Ó de Lima Junior, que é Vice-Reitor da Urca, tomou posse como Superintendente do Geopark e atuará no suporte institucional das ações do GeoPark junto à Universidade e ao Governo do estado. O prof. Dr.  Marcelo Martins de Moura Fé assumiu como Diretor Executivo, cujas atividades compreenderão o planejamento e a gestão da Instituição.

 

A nova direção chega com muitas ideias e propostas para ações e contribuições do GeoPark Araripe para o desenvolvimento regional, atuando também para a conservação e preservação dos patrimônios culturais e ambientais.

FUNDAÇÃO CASA GRANDE REALIZA SÃO JOÃO CULTURAL E III COLÓQUIO DE ARQUEOLOGIA DO CARIRI

Ocorreu entre os dias 22 a 25 de junho de 2016 o São João Cultural no Cariri, na Fundação Casa Grande, ONG parceira do GeoPark Araripe, em Nova Olinda – CE. O evento teve como objetivo fomentar um intercâmbio de conhecimentos multidisciplinares e para isso promoveu colóquios e ciclos de debates com profissionais de diversas áreas.

​

O evento se iniciou na noite do dia 22 com um debate entre jovens da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri e da Red bull Amaphiko Academy e teve como mediador Alemberg Quindins, diretor-presidente da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri.

 

No dia 24, o Prof. Dr. Marcelo Moura Fé, Diretor Executivo do GeoPark Araripe e professor e pesquisador do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri – URCA, juntamente com a Profa. Dra. Mônica Virna Pinheiro, do mesmo departamento na URCA, fizeram a sua contribuição no evento com a palestra Paleoambiente da Chapada do Araripe – Documentação e Análise.

 

No sábado, dia 25 de junho, dia de encerramento do evento, houve rodas de conversas e apresentações culturais.

​

Ainda no São João Cultural ocorreu o III Colóquio de Arqueologia do Cariri, onde foi discutido com os membros do Instituto de Arqueologia do Cariri-IAC, da Universidade Regional do Cariri-URCA, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, da Fundação Casa Grande e da Universidade de Coimbra sobre a

criação e implementação de curso de Pós-graduação lato sensu em Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural.

GEOPARK RECEBE OS NOVOS ESTÁGIÁRIOS

O GeoPark Araripe recepcionou 20 novos estagiários para desenvolver projetos na nossa sede, na cidade do Crato, no Centro de Interpretação de Missão Velha, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e no Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri.

​

A seleção ocorreu entre os dias 06 e 27 de junho e os estagiários iniciaram suas atividades no dia 1º de julho, onde participaram de um ciclo de palestras sobre o funcionamento da Instituição e área de atuação, o que, junto de outras atividades de capacitação previstas, irão proporcionar aos alunos uma base importante para o desenvolvimento das atividades ao longo dos próximos meses.

GEOPARK ARARIPE PARTICIPA DA EXPOCRATO 2016

O Centro de Interpretação e Educação Ambiental do GeoPark Araripe, mais uma vez, está sediando o estande da URCA na semana da Expocrato, a feira agropecuária mais importante do Estado do Ceará.

​

Por sugestão da ONU, que declarou 2016 como o “Ano Internacional das Leguminosas” o tema da exposição esse ano é: “As Leguminosas no contexto do GeoPark Araripe”, o qual está sendo abordado de diversas formas.

 

De acordo com o Secretário Executivo do GeoPark Araripe, Lázaro Ranieri, são aguardados cerca de dez mil visitantes esse ano, que serão recepcionados com uma exposição de maquetes representando todos os geossítios, contação de estórias para as crianças, oficinas de Biojóias com representante do ICMBio do Crato, oficinas de reutilização, atividades de pinturas e desenhos para as crianças e também  a exposição de uma bodega regional, nos estilo daquelas antigas que tanto embelezam as memórias da história caririense.

 

Ainda dentro do Centro, um espaço será destinado aos parceiros do GeoPark Araripe, como a Lira Nordestina, a Academia de Cordelistas do Crato e os artesanatos do Cariri Criativo.

INAUGURAÇÃO DA CASA DE PEDRA

No dia 23 de Junho foi inaugurado no distrito de Inhuma, o Centro de Referência Casa de Pedra – CDP, projeto realizado à partir da parceria entre o Instituto de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri.

​

A Casa de Pedra se apresenta como um centro de referência, dotando de um projeto educacional para aproximar os alunos da UFRJ das pesquisas de campo sobre a formação rochosa daquela cidade que é um dos locais mais ricos em formações do Período Cretáceo, que durou de 145 à 65 milhões de anos atrás.

 

Por ocasião da inauguração do projeto, o GeoPark Araripe reúniu pesquisadores ligados às Geociências, dentre eles, o Prof. Msc. Idalécio de Freitas, coordenador do setor de Geoconservação do GeoPark Araripe, o Prof. Dr. Marcelo Martins de Moura-Fé, Diretor executivo do GeoPark Araripe, docente e pesquisador da URCA, o Prof. Dr. Ismar de Carvalho da UFRJ e do curador do Museo Geologico Sperimentale, o Dr. Vittorio Pane.

 

O prof. Dr. Ismar de Carvalho atua na área de Geociências e Paleontologia Estratigráfica com ênfase no Período Cretáceo, em paleoecologia, paleontologia, geologia e bacias sedimentares. É pesquisador bolsista de produtividade Nível 1ª do CNPQ nas Geociências.

 

O Dr. Vittorio Pane é doutor pela Università di Torino em Scienze della Terra e livre-docente pelo Museo Geologico Sperimentale, onde atua como curador.

GEOPARK ARARIPE INICIA PREPARATIVOS PARA A COMEMORAÇÃO DE SEUS 10 ANOS

O GeoPark Araripe comemorará dez anos em setembro, mas os preparativos para a celebração já estão acontecendo. No último dia 06 de Julho, o Prof. Marcelo Martins de Moura-Fé, Diretor Executivo, e o Prof. Idalécio de Freitas, Coordenador de Geoconservação deram entrevista para a TV Verdes Mares Cariri, no jornal CETV 1ª edição, que está realizando uma série de matérias sobre o aniversário da instituição.

 

A primeira entrevista foi feita pela Repórter Darlene Barbosa no Pontal de Santa Cruz, na cidade de Santana do Cariri, num dos Geossítios que compõe a área do GeoPark.

 

O Prof. Idalécio falou sobre a importância dos Geossítios, suas formações e relevância cultural das lendas para o turismo na região e o Prof. Marcelo falou sobre o GeoPark Araripe, sua criação, os campos de atuação e sua importância para a conservação das riquezas naturais e culturais do Cariri.

 

A reportagem foi ao ar no CETV 1ª edição do dia 08 deste mês. Abaixo o link da reportagem:

​

http://g1.globo.com/ceara/cetv-1dicao/videos/t/edicoes/v/conheca-a-casa-da-pedra-novo-equipamento-de-pesquisa-em-santana-do-cariri/5150886/

Equipe do Geopark Araripe

​

Superintendente 

Prof. Dr. Francisco do Ó Lima Junior

​

Diretor Executivo

Prof. Dr. Marcelo Martins de Moura Fé

​

Secretário Executivo

Lazaro Ranieri de Macêdo

​

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

​

Comunicação

Sarah Menezes Pereira

​

Cultura

Profª. Ms. Rubia Micheline Moreira Cavalcante

​

Desenvolvimento Territorial e Geoturismo

Prof. Ms. Pedro José Rebouças Filho

​

Geoconservação

Prof. Ms. Francisco Idalécio de Freitas

Prof. Ms. Nivaldo Soares de Almeida

Prof. Ms. Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Profª Dra. Maria Neuma Clemente Galvão

Profª Dra. Maria Vieira Moreira de Oliveira

Profª Dra. Yedda Maria Lobo Soares de Matos

Equipe de Elaboração do Geonews - 17ª Edição / 2016

​

Textos

Anderson Carlos (Estagiário do Setor de comunicação)

Dalila Mayana (Estagiária do Setor de comunicação)

​

Revisão

Marcelo Martins

​

Fotos 

Anderson Carlos (Estagiário do Setor de comunicação)

Bruna Almeida (Estagiária do Setor de comunicações)

Dalila Mayana (Estagiária do Setor de comunicação)

Lucas Nunes 

Junior Sulterio

Acervo Geopark Araripe

​

Design

Carlos Robério

Anderson Carlos (colaborador) 

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page