18ª edição - Novembro / 2015

GEA Terra Mãe e alunas campeãs da

I edição do concurso escolar

No último dia 09, a Equipe de Comunicação do Geopark Araripe conversou com duas alunas que foram campeãs no I Concurso Escolar GEA Terra Mãe, ocorrida no ano passado. Giovana Perreira e Maria Erica de Sá junto com a professora Adriana Garcia, da Escola Maria Alacoque Bezerra de Figueiredo, localizada no município de Barbalha, falaram sobre a experiência de participar do Concurso em sua 1ª. Edição e também neste ano.

 

A Escola aonde as alunas cursam o Ensino Médio foi ganhadora também na categoria “Maquete”, na I Edição do Concurso, que versou sobre o tema “Desertificação”.

 

As alunas ressaltaram o quanto aprenderam com as atividades propostas pelo concurso e que através deste puderam entender melhor sobre conservação e preservação ambiental. Segundo Giovana, "é importante preservar, cuidar porque a gente está perdendo uma riqueza muito grande com o mal uso das pessoas."

 

A Professora Adriana utilizou o método de votação para a escolha da maquete que viria para o Concurso. Ela ressaltou ainda que os alunos mudaram bastante depois desse evento, "a visão dos alunos antes de participarem do projeto Geopark era uma, mas depois que eles participaram, pesquisaram e desenvolveram trabalhos e houve a divulgação, o rendimento deles melhorou dentro da escola. Então, se todas as escolas pudessem participar, o pensamento desses alunos seriam diferente. Eles cresceram com a participação no concurso, cresceram enquanto pessoas” – acrescentou entusiasmada.

Barbalha pode ganhar selo da UNICEF/Educação em 2016

Na manhã do dia 09 de outubro, a Técnica da Secretaria de Educação de Barbalha, ligada à área de Cultura, Consciência Negra e Meio Ambiente, Maria Celene Sá de Queiroz, que também faz parte da Equipe de Organização para o Selo UNICEF, falou sobre as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano para a obtenção do Selo UNICEF/EDUCAÇÃO.

 

A cidade de Barbalha, que é um dos municípios do território do Geopark Araripe, ganha destaque, pois o selo é um dos indicadores mais importantes para atestar práticas da preservação do meio ambiente. E a cidade em parceria com as escolas tem desenvolvido projetos de sustentabilidade há algum tempo e tem ganhado destaque por isso. Dentre eles estão projetos sobre os engenhos que haviam em Barbalha; sobre o lixo; sobre o rio Salamanca que está em estado grave de poluição e erosões em sua encosta; houve ainda atividades desenvolvidas a respeito das nascentes que estão diminuindo a cada dia mais; e, sobre o Soldadinho do Araripe, que corre risco de extinção.

 

A Técnica Mari Celene mostrou a sua vontade e empenho em fazer com que Barbalha conquiste este tão importante Selo. As expectativas ficaram impressas em suas palavras quando disse "vamos esperar que Barbalha ganhe o selo, porque é uma premiação que mostra que a cidade está fazendo tudo para dar uma boa vida as crianças e adolescentes do território, ensinando que eles preservem o que já tem”. 

TV Verdes Mares divulga concurso GEA Terra Mãe

A TV Verdes Mares Cariri afiliada à Rede Globo de Televisão, um dos canais mais assistidos no Brasil, esteve na manhã do dia 09 de outubro realizando entrevistas com representantes das escolas ganhadoras em diversas categorias do ano passado. Os entrevistados ressaltaram a importância do Concurso para as comunidades escolares do Território no sentido temático da preservação com vistas à reprodução deste conhecimento aos demais.

 

A repórter Monike Feitosa junto com o cinegrafista Eron Goes realizaram as filmagens e entrevista a uma aluna, cujo trabalho foi campeão no ano passado, na Sede Administrativa do Geopark Araripe. Nesse local, também divulgaram a II Edição do Concurso GEA Terra Mãe com informações passadas pelo estagiário do Setor de Educação Ambiental do Geoopark Araripe, Kaio Rolim.

 

Em seguida, a Equipe de reportagem partiu para a Escola Amália Xavier (Juazeiro do Norte), que ganhou em várias categorias na 1ª. Edição do Concurso, para mostrar as ações para este ano.

 

A reportagem vai ao ar ainda esta semana no CETV 1ª edição.

Geossítio Pedra Cariri e Parque dos Pterossauros

no jornal da TV Verdes Mares Cariri 

No dia 31 de outubro sábado, o doutorando em Geociências pela UFPE, Renam Alfredo Machado Bantim, acompanhou a equipe de reportagem da TV Verdes Mares Cariri, filiada à Rede Globo de Televisão, ao Geossitios Pedra Cariri e Ponte de Pedra mostrando os aspectos geológico, históricos e o valor desse geossitios para seus respectivos municípios.

 

Para falar sobre os aspectos geológicos do geossítio Pedra Cariri, o colaborador do Geopark Araripe, Rafael Celestino, também compôs a equipe.

 

O objetivo da reportagem em ambos os geossítios foi demonstrar os tipos de fósseis encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe, sua importância para o Território e apontar a necessidade da conservação do material paleontológico pelas comunidades do entorno dos geossítios, combatendo as tentativas de tráfico e venda de fósseis. O Parque dos Pterossauros  é um geossítio de valor científico e histórico, próprio para a prática do geoturismo e até mesmo turismo científico. Esse fica localizado no sítio Canabrava, de propriedade da Universidade Regional do Cariri/URCA, a 2,5km de Santana do Cariri, sendo um dos principais componentes do Geopark Araripe e um dos geossitios destaque na reportagem do CETV (Ceará TV – Filial da Rede Globo de Televisão).

 

A reportagem feita por Bianca Alencar, filmada por Elmo Goes e será apresentada no Jornal do CETV, 1ª. Edição na próxima quinta-feira! Não percam!

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 18ª Edição
 

Textos

Giane Taeko Mori Rodella

Yara Mabele Rodrigues (estagiária do Setor de Comunicação)

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Carlos Almeida  (estagiário do Setor de Comunicação)

Renam Machado

Jéssica Daiane

Acervo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now