19ª edição - Novembro / 2015

Geopark Araripe é palco para

palestra sobre fotografia e natureza!

No dia 11 de novembro, o Geopark Araripe foi sede para o Fabio Arruda (documentarista, ambientalista, professor, especialista em fotografia) falar sobre a arte de fotografar e divulgar o Projeto intitulado “LAPSO”.

 

Uma das propostas do LAPSO é compartilhar conhecimento e conteúdo sobre fotografia com o objetivo de abordar questões reflexivas sobre meio ambiente e fotografia digital, misturando arte, ciência e tecnologia, além de estimular os jovens a sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar e conservar a natureza.

 

O trabalho é fruto das viagens que o artista fez. Apaixonado pela região do Cariri, viajou fotografando mais de 750 cidades, em 15 países de todos os continentes.

 

Participaram da palestra, uma turma de estudantes surdos, que tiveram "tradução" simultânea em linguagem de sinais, além de alunos do SENAC/Crato, alunos universitários, empresários, amantes da fotografia e fotógrafos da região do Cariri.

A 17ª Mostra SESC Cariri de Culturas

acontece no Território do Geopark Araripe

1/1

Crato/CE, local da Sede do Geopark Araripe e onde encontra-se o Geossitio Batateira, município conhecido como “capital da cultura”, foi palco para 17ª Mostra Sesc entre os dias 13 e 17. Trata-se de um evento cultural que ocorre neste Estado Brasileiro durante seis dias ininterruptos, com integração das linguagens artísticas e culturais nas mais diferenciadas áreas da criação e produção.

 

O objetivo é promover o intercâmbio cultural, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas.

 

O evento é aberto gratuitamente para o público e contribui para a difusão da cultura e da identidade regional, sem esquecer-se de vincular a cultura com a valorização e preservação do patrimônio ambiental, através de ações educativas.

 

A Mostra SESC é representa por um dos símbolos naturais da Região do Cariri, o “O Soldadinho-do-Araripe”, ave endêmica da região. 

Participação do GeoPark Araripe na

Feira do Empreendedor do Cariri

1/1

No período de 25 a 28 de novembro acontecerá no Palácio da Microempresa, SEBRAE de Juazeiro do Norte, a Feira do Empreendedor do Cariri, com o tema "Oportunidades para Inovar e Crescer". E o GeoPark Araripe participará como parceiro, apresentando oportunidades de negócio em seu território.

 

Nesse evento, o Coordenador de Desenvolvimento Territorial do GeoPark Araripe, José Wilson de Lacerda, deverá expor iniciativas que já deram certo quanto ao empreendedorismo sustentável.

 

Na oportunidade será apresentado o material de pesquisa e estudo sobre o GeoPark Araripe, tais como: livros, réplicas de fósseis, vídeos sobre o território, reportagem televisivas e pedagógicas que promovem o conhecimento ampliado sobre a região.

 

Sendo a primeira feira de empreendedorismo realizada no interior do Ceará, a estimativa para publico é de pelo menos 6 mil pessoas, já que a Feira do empreendedor do Cariri é um evento de grande relevância para o setor produtivo da região. Além disso, se constitui como meio de oportunidades para troca de experiências e realização de negócios.

Setor de Educação Ambiental e o trabalho com argila

No dia 04 de novembro, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental - CIEA, do município do Crato, acolheu os alunos da E.E.M Liceu do Crato.

 

Na ocasião, foi exibido o vídeo institucional sobre o GeoPark Araripe "Lugar onde nasce o dia".

 

Em seguida foram realizadas as Oficinas de Réplicas de Fósseis e um “concurso” de trabalho com argila, como parte de atividades em função ao Ano Internacional do Solos.

 

O aluno que fez a melhor escultura com o material recebeu uma premiação com kit do GeoPark Araripe.

 

Desta ação participaram 34 alunos com contribuição de duas professoras da Escola Liceu, as quais ajudaram nas realizações das tarefas.

 

Atividades assim visam fortalecer o trabalho do GeoPark Araripe, em suas diversas temáticas vertentes, a serem trabalhadas com as escolas do território para incentivar as práticas de Educação Ambiental.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 19ª Edição
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida  (estagiária do Setor de Comunicação)

Jéssica Daiane (Estagiária do Setor de Desenvolvimento Territorial)

Antonio Nelson

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI
Maria Aparecida (Estagiária do Setor de Desenvolvimento Territorial)

Jessica Daiane (Estagiária do Setor de Desenvolvimento Territorial)

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now