2ª edição - Julho / 2015

Ex-coordenador do Geopark Araripe é o novo reitor da Universidade Regional do Cariri

Na última quarta-feira, 01 de julho de 2015, na Universidade Regional do Cariri (URCA) foi realizada a solenidade de posse e transmissão de cargo de Reitor e Vice-Reitor. Assumiram a administração da URCA o ex-coordenador do Geopark Araripe, Professor Ms. José Patrício Pereira Melo e o Vice-Reitor, Professor Dr. Francisco do Ó de Lima Júnior. A solenidade contou com a presença do Governo do Estado, Camilo Santana, prefeitos da região e da cidade do Crato, representantes eclesiásticos, o corpo docente, funcionários e representantes do corpo discente da universidade.

 

O Reitor empossado com 68% dos votos válidos na consulta feita à Comunidade Acadêmica, Professor José Patrício Pereira Melo tem grande e importante trajetória dentro da Universidade, especialmente no Geopark Araripe. Formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Direito, Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires e em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR, foi presidente do Centro Acadêmico Luiz de Borba Maranhão durante a Graduação, destacando-se na militância estudantil e foi membro do Diretório Central dos Estudantes. Além disso, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da URCA, na gestão do Reitor Plácido Cidade Nuvens.

Minutos antes de sua posse, em entrevista exclusiva ao Setor de Comunicação do Geopark Araripe, o Professor José Patrício deixou clara a importância que esse Geopark tem para a comunidade acadêmica: “sendo o Geopark o principal projeto de desenvolvimento da URCA, e ele sintetiza sem dúvidas as aspirações do tripé ensino, pesquisa e extensão, significa a emergência do global e da identidade do território”. Suas palavras resumem o engajamento de quem se envolveu de fato com uma trajetória administrativa de responsabilidade social e acadêmica, um passo importante para formatação da ideia de região e de território. “Nesse novo reitorado, o Geopark terá, para além desse protagonismo que já existe, perspectivas de maiores ações”, acrescentou.

O reitor da Universidade Regional do Cariri e

sua trajetória de conquistas para o Geopark Araripe

A notável carreira profissional do novo Reitor da Universidade Regional do Cariri, Prof. José Patrício Pereira Melo,  inclui o período como Coordenador do Geopark Araripe (de 2010 a 2011). Época em que o atual Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, era Secretário das Cidades do Município do Crato.

 

Nessa gestão, algumas conquistas devem ser mencionadas, dentre elas a realização da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, a Conquista do Selo Verde do Geopark Araripe em 2011, cooperou na organização da Associação de Agentes Recicladores do Crato, trabalhou no sentido de firmar parcerias com várias instituições governamentais, não governamentais e do terceiro setor, conquistou o Certificado Global Personalidade Verde em 2010, recebeu honrarias concedidas pelo Governo Municipal de Missão Velha ao GeoPark  Araripe por se destacar em suas atividades que contribuíram com o desenvolvimento do meio ambiente dessa cidade, participou da Missão Técnica de Divulgação e Capacitação de técnicos do Geopark Araripe, em 2011, no Parque Nacional de Ubajara/CE, na área de Proteção Ambiental do Delta, Parnaíba/PI, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/MA e Parque Nacional de Sete Cidades/PI, participou de eventos internacionais sobre geoparques nesse período, conquistou recursos para Construção da Sede Administrativa e equipamentos para este espaço, além de melhorias aos geossítios do Geopark junto aos Governos Estadual e Federal, participou diálogos estratégicos para a aquisição de veículos para o Geopark Araripe, provenientes de recursos municipais e estaduais, participou da implantação do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do GeoPark Araripe em Crato e, por último, fortaleceu o Programa de estágio remunerado no Geopark Araripe.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Coordenador do Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson Lacerda

 

Coordenadora do Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

 

Coordenadora do Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Elaboração do Geonews - 2ª Edição
 

Fotos e Texto

Giane Taeko Mori Rodella

 

Contribuições e Organizações Informativas

Thaís Nunes de Brito
Yara Mabele Rodrigues (Estagiária do Setor de Comunicação)
Lázaro Raniere (Setor de Educação Ambiental)

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

 

Siga-nos

  • Facebook Classic

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now