21ª edição - Dezembro / 2015

XII Colônia de Férias do Geopark Araripe

Foi realizada no dia 20 de janeiro, a primeira Colônia de Férias do ano, no município do Crato/CE, sendo esta, a XXI edição. As atividades foram idealizadas e desenvolvidas por meio do Setor de Educação Ambiental do Geopark Araripe através de brincadeiras e jogos educativos, oficina de sabonetes naturais, de reutilização de materiais, danças, visita à FLONA (Floresta Nacional do Araripe), à casa sede do ICMBIO, houve também contação de histórias e piquenique.

 

Entre as brincadeiras, as crianças ganharam frutas com o intuito de aprenderem a importância de uma alimentação saudável.

 

A próxima Colônia será nas férias de julho, após a EXPOCRATO 2016. Caso queiram inscrever seus filhos, liguem na sede administrativa do Geopark Araripe no telefone abaixo.

Telefone para contato com o Geopark Araripe: (88) 3102-1237

7ª Conferência Internacional de Geoparques

1/1

Este ano a conferencia internacional de GeoParks será sediada pelo Geopark Inglês Riviera, situado em Torquay, no sul da Inglaterra. O evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro de 2016. Os temas a serem tratados abordarão a geologia para especialistas e leigos, aventuras ecológicas, cultura, artes sobre a vida selvagem e geoparques em geral. Essa conferencia acontece todos os anos e tem como maior proposta a troca de conhecimento, de experiências entre os GeoParks que participaram de edições anteriores, como também os que acabaram de entrar para a rede Global de GeoParks.

 

Além disso, a conferência visa novas parcerias entre os GeoParks, sejam de cunho científico, turístico, educacional, o importante sempre será a troca mútua de experiências e conhecimentos.

 

Durante a Conferência deste ano, o Geopark Araripe deve receber o resultado da avaliação feita pela UNESCO em agosto do ano passado. A expectativa é de que o geoparque brasileiro receba o selo verde, mantendo-se no grupo de geoparques do mundo que são chacelados por este órgão da ONU.

Para maiores informações visite: http://ggn2016.com/geofair/?lang=pt

Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia do Rio Salgado

Aconteceu no dia 28 de janeiro de 2016, na sede do “Instituto Flor do Pequi” situado na cidade de Crato- CE, a primeira Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia do Rio Salgado, contando com cerca de 40 pessoas.

 

O Geopark Araripe como membro do comitê, desempenha e ajuda a elaborar propostas sobre questões relacionadas à preservação ambiental em torno dos afluentes do Rio Salgado. Portanto, o único geoparque brasileiro participou desta reunião, sendo representado pelo Diretor Executivo, Sr. Francisco Idalécio de Freitas. Neste, os temas abordados foram: outorga de água; nível dos reservatórios da bacia do Rio Salgado; vazão das fontes da bacia sedimentar do Araripe; oferta de água para irrigação e consumo humano.

 

O comitê que presidiu a reunião é responsável pela gestão e distribuição de água para a população dos reservatórios da bacia do Rio Salgado (açudes), que possuem atividades de irrigação agrícola e entre outras.

Geossítio Colina do Horto e a Tradicional Romaria Para Nossa Senhora das Candeias

1/4

No último dia 02, ocorreu nos arredores do Geossítio Colina do Horto a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. O geossítio do Geopark Araripe  mais caracterizado pelas manifestações culturais e religiosas recebeu cerca de 300 mil romeiros, os quais vieram saudar a Mãe das Candeias, aquela que, para os católicos, gerou Jesus, a luz do mundo.

 

A Romaria das Candeias deste ano é a primeira após a reintegração do Padre Cícero à Igreja Católica.  Conforme dito nas edições anteriores, o Padre Cícero, "figura" que representa as multidões de devotos a ele e que todos os anos frequentam a Colina do Horto, faleceu com as ordens sacerdotais suspensas. O motivo foi justificado na época por um suposto milagre da transformação da hóstia em sangue, quando a colocou na boca da Beata Maria de Araújo. Além disso, algumas ações sociais do padre eram mal vistas pela Igreja, na época em que o "Padin Ciço" dos romeiros viveu pelas terras de Juazeiro do Norte.

 

Segundo especialistas, a valorização e divulgação de um geossítio está também associada a elementos do patrimônio cultural, arqueológico etc., e as romarias são um caso típico de encontro e fricção criativa entre a religião do "povo" e a do clero.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 21ª Edição
 

Textos

Giane Taeko Mori Rodella

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Carlos Almeida (estagiário do Setor de Comunicação)

Angélica Patrícia Ribeiro (estagiária do Setor de Cultura)

Lucas Melo
Ernesto Rocha

Acervo Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI
Angélica Patrícia Ribeiro (estagiária do Setor de Cultura)
Ernesto Rocha

Lucas Melo

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now