top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

3ª edição - Março / 2016

SÉRIE: Pequenos Empreendedores no Cariri 

Artesanato "MÃO NA MASSA", da Socorrinha, em Missão Velha

O Artesanato Mão na Massa foi fundado pela família de Maria do Socorro Nascimento. A artesã atua desde a produção à venda dos produtos feitos com barro, na cidade de Missão Velha, aonde se localiza o geossítio Cachoeira de Missão Velha.

 

Socorrinha ou Corrinha, como popularmente conhecida, realiza este trabalho desde 13 anos, quando teve seu primeiro contato com o barro (argila). A atividade envolve apenas uma espátula, uma esponja, um pente e um facão. Suas esculturas são conhecidas pela originalidade e criatividade. Socorrinha ganha a vida fazendo esculturas de animais, de personagens famosos, panelas, potes, sinos, estes são conhecidos como sinos da felicidade, obras exclusivas e fabricadas apenas por ela.

 

O dia-a-dia da artesã começa bem cedo, quando acorda para trabalhar e passa o dia manuseando suas peças, numa carga horária total com mais de 40 horas semanais. Ela mora com sua mãe e a ajuda nas despesas da casa com o dinheiro que consegue na venda das suas peças. Ela também realiza cursos e já conseguiu reproduzir até órgãos humanos em barro, atendendo ao pedido de uma escola para fins de atividades pedagógicas.

 

Socorrinha se mostra feliz com seu trabalho e o amor que ela tem pelo seu oficio é transmitido e sentido na delicadeza de cada peça. Ela vende em casa e conhecer suas obras, basta entrar em contato através do telefone (88) 9 9619-3610 ou (88) 9 8832-4044.

 

Vistoria na Sede do Geopark Araripe

No dia 18 de fevereiro o Geopark Araripe recebeu membros do Ministério da Integração Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Regional e técnicos da Secretaria das Cidades, os quais fizeram uma vistoria final nas obras da Sede do Geopark Araripe Crato/CE. Vistoria esta que contou com a análise de todo o material do Geopark, além de informações sobre o funcionamento dos setores, o check list dos materiais móveis e permanentes, os quais foram financiados com dinheiro público, através das Secretarias das Cidades em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Membros da Associação de Artesãos "Cariri Criativo" Propõe Atividades com o  Geopark Araripe

Membros da Associação de Artesãos "Cariri Criativo" (AACC), que representam os pequenos empreendedores criativos da Região, reuniram-se com a Coordenadora do Setor de Comunicação do Geopark Araripe, Giane Taeko Mori Rodella e o Coordenador do Setor de Desenvolvimento Territorial, Wilson Lacerda, para propor ações conjuntas no sentido de divulgar os pequenos empreendedores e potencializar o desenvolvimento econômico que envolve este setor de produção.

 

A recente fundada Associação é resultado de um trabalho que ocorre há 15 meses no espaço da RFFESA, município do Crato. Trata-se da Feira "Cariri Criativo", sobre a qual noticiamos na edição passada. Dentre as ações já em andamento através da AACC, está também o evento "Funaré no Beco" que ocorre uma vez por mês no centro da cidade, próximo à Praça da Sé. Ambos eventos tem como objetivo divulgar e promover o desenvolvimento econômico de pequenos empreendedores que trabalham com artesanato próprio.

 

 Além disso, a Feira "Cariri Criativo", que reúne artesões, grupos e coletivos de cultura e arte, tem como meta impulsionar as atividades ligadas ao tema da "Economia Criativa no Cariri". Esse evento acontece em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), SESC, CCBNB e SECULT Crato.

Estagiário do Geopark Araripe Tem Trabalho Aprovado Para Apresentar em Portugal

O estagiário Mazinho Valdemar Viana, do Setor de Geoconservação do Geopark Araripe e aluno do curso de geografia da Universidade Regional do Cariri/URCA, tem se destacado quando o assunto é produção acadêmica. Atuando desde julho de 2015 na instituição, seus projetos tem como tema assuntos relacionados ao Geopark Araripe e à prátca de turismo.

 

Seu mais recente trabalho intitulado “Geoturismo Educacional no Geopark Araripe” foi aprovado para o “VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem”, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança-Portugal. O Congresso ocorrerá de 04 a 06 de julho de 2016, sob o tema do “Geoturismo”, um dos pilares sobre o qual se trabalha no Geopark Araripe.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 3ª Edição / 2016
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Rodrigues (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Acervo Fotográfico/Geopark Araripe

 

Design

Carlos Robério

Carlos Almeida (colaborador)  

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page