top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

5ª edição - março / 2016

SÉRIE: Pequenos Empreendedores no Cariri 

Agricultura "Limpa" no município de Barbalha/CE

Francisco Antônio Bernardo conhecido como ( Novo). Presidente e associado da Associação de Agricultores do Sítio Coité em Barbalha distrito Arajara.O projeto é unicamente familiar que envolve na base de 30 associados em Barbalha/CE.

 

Nele é desenvolvido o cultivo de produtos organnicos sem uso de agrotoxico,(Amedoim, feijão, banana, milho, mandioca, alface, abacate, abobora etc) além da agricultura de subsistência onde o foco é a familia e a comunidade aonde o agricultor está inserido, boa parte da produção é comercializada em feiras intinerantes no triangulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro e Barbalha).

 

A ultima exposição e comercialização dos produtos  aconteceu na feira agroecologica intinerante na REFESA no municipio de Crato/CE onde o  objetivo da feira é incentivar a produção de base familiar limpa e sem agrotóxico. 

 

Contatos: (88)9 8105.4588 / (88) 9 9909 8968

 

 

Série: Ano Internacional das Leguminosas

Leguminosas e Segurança Alimentar

A proposta da UNESCO para as atividades do Ano Internacional sobre as Leguminosas visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.

 

Quando se trata de segurança alimentar em torno do tema das Leguminosas, o objetivo das atividades é criar oportunidades e incentivo às conexões de toda a cadeia alimentar de forma  que as pessoas passem a ingerir maior quantidade destes vegetais devido às suas proteínas específicas. Consequente ao aumento do consumo, deve-se haver o aumento também desse tipo de produção a nível mundial. Além disso,  este trabalho deve ressaltar o uso melhor das rotações de culturas visando enfrentar os desafios do comércio de leguminosas.

 

Mais informações:

AGROTEC - http://www.agrotec.pt/noticias/fao-2016-e-o-ano-internacional-das-leguminosas/

O Geopark Araripe e os Guias de Turismo

O guia de turismo é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões (municipais, estaduais ou interestaduais) e em viagens internacionais. Assim sendo, cabe ao guia orientar e promover os despachos e a liberação dos passageiros e suas bagagens em terminais de embarque e desembarque (marítimos, aéreos, etc.); organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas; atender os passageiros e portar a identificação emitida pela EMBRATUR. É através do trabalho do guia de turismo que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.

 

No território do Geopark Araripe, há algum tempo as práticas de turismo auto sustetável e ecoturismo acontecem. No entanto, foi a partir da parceria com o SENAC que a formação técnica de guias de turismo passou a acontecer. Nesse sentido, é de grande relevância para o Geopark a presença desses profissionais que fazem as "boas-vindas" ao território e o apresenta de modo a atrair e ampliar a prática do turismo na região, garantindo o retorno desses turistas. Para falar melhor sobre o assunto e ressaltar que o Estado do Ceará não é só feito do Litoral como é conhecido, a Equipe de Comunicação do Geopark Araripe, conversou com um dos primeiros guias formado pelo SENAC, Jéssica Pinheiro. Atualmente, ela é integrante da Associação de Guias de Turismo do Cariri. O trecho mais importante da conversa segue na próxima nota.

 

 

Conversa com o Guia de Turismo da AGTURC: Jéssica Pinheiro

Equipe de Comunicação (EC): O que te chamou atenção para fazer o curso técnico em guia de Turismo? E qual importância desse curso pra tua vida profissional e a relevância para a região?

                                

Jessica Pinheiro AGTURC (JP): Bom [risos], eu iniciei o Curso Técnico em Guia de Turismo logo após o termino do curso de Geografia pela URCA, vi a proposta do curso pelo SENAC e achei interessante. A partir de então, fui fazer a seleção. Nele aprendi como lidar com o cliente além de várias vertentes do turismo, unindo tanto  a teoria quanto a prática da profissão com visitas técnicas, estágios. Aprendemos também uma ampla dimensão do que é o Cariri que pode ser trabalhado. Trabalhar nessa atividade, é divulgar o Cariri, abrir as mentes dessas pessoas para riqueza da região e que elas divulguem  para outras. Só o guia, com toda bagagem técnica,  pode mostrar pro visitante o olhar daquele lugar da pessoa que reside naquele localidade. O Curso me abriu muitos horizontes. Acho que só(risos).

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 5ª Edição / 2016
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Rauan Leite (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Design

Carlos Robério

Carlos Almeida (colaborador)  

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page