top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

6ª edição - março / 2016

SÉRIE: Pequenos Empreendedores no Cariri 

O Artesanato Pedra Sobre Pedra, no município de Nova Olinda/CE

O "Artesanato Pedra Sobre Pedra" foi criado no ano de 1997, na cidade de Nova Olinda, no estado do Ceará, e atualmente encontra-se situado na Avenida Jeremias Pereira, no mesmo município.  Hoje, o local é ponto de parada obrigatório para os turistas e também moradores da cidade, afinal as peças produzidas são de uma beleza ímpar. Tratam-se de artesanatos feitos a partir do rejeito do Calcário Laminado, do entorno do Geossítio Pedra Cariri. Peças como, litogravura, escultura até acessórios femininos como brincos, ou chaveiros, porta retratos, diversos souvernirs, são trabalhados pelas mãos habilidosas da artesã Graça e de sua família. 

 

O empreendimento é administrado pela proprietária, Graça, seu esposo e filhos, são, no total, quatro pessoas que atuam na produção, na venda e no atendimento ao público. A renda mensal  varia em torno de R$ 1.500,00 e é o que sustenta a família inteira.

 

A produção dos materiais tem bastante qualidade, o atendimento é de ótima referência e a família "Artesanato Pedra Sobre Pedra"  trabalha com encomendas e produtos personalizados de acordo com a vontade do cliente, quem se interessar em fazer uma visita pode agendar um passeio aos Geossítios Pontal

 

de Santa Cruz, Parque dos Pterossauros, Pedra Cariri, ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e na volta passar pela Lojinha da Dona Graça.

 

O Artesanato "Arte Pedra Sobre Pedra" tem uma página no Facebook e seu telefone de contato é: 88 9 9213-1351.

Série: Ano Internacional das Leguminosas

Leguminosas e o aspecto nutricional

 As leguminosas são grãos de vagens e alimentos muito nutritivos, as leguminosas mais conhecidas são: o feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja. O feijão é um alimento usado desde há muito tempo pelos povos astecas, maias e incas. A lentilha, por seu lado, é a leguminosa mais antiga consumida pelos povos mediterrânicos, enquanto a soja é um alimento de base muito antigo nos povos do oriente asiático.

 

As leguminosas são ricas em alguns aminoácidos essenciais. Devem, por isso, ser ingeridas associadas a outros alimentos que completem essas deficiências, por exemplo, com cereais. Esta dupla (cereal + leguminosa) pode, sim, ser considerada uma boa fonte proteína.

 

 A digestibilidade das leguminosas otimiza-se, se as mesmas forem ingeridas em associação com cereais e vegetais e não com proteínas animais (carne ou peixe).  É aconselhável, sempre que possível sejam ingeridas as leguminosas de produção biológica e provenientes de sementes não manipuladas geneticamente, pois as alterações resultantes de seu consumo ainda não tem sua benefício a longo prazo comprovado.

 

Por isso, podem ter consequências graves e até ainda desconhecidas para quem consome sementes ou seus derivados com essas alterações de laboratório

Mais informações em: www.vivasaudavel.pt

Geopark Araripe na Feira “Cariri Criativo”

No dia 10 deste mês, durante a 16ª Feira "Cariri Criativo" houve um expositor sobre o Geopark Araripe, no qual foram apresentados materiais informativos sobre o único geoparque brasileiro, bem como resultados de trabalhos feitos pelos estagiários e coordenadores com o objetivo de divulgar o que é um geoparque.

 

Os materiais, tais como, banners e folders, réplicas de fósseis e os livros de pano serviram como suporte visual para a divulgação das atividades feitas pelos Setores de GeoEducação e Comunicação do Geopak Araripe.

 

A Feira "Cariri Criativo" acontece uma vez por mês no Espaço da RFFESA, município do Crato, aonde também se encontra a Sede Administrativa do Geopark Araripe.

 

Capacitação sobre as “Leguminosas” tema decretado pela UNESCO

Os Setores de Comunicação e Geoconservação do Geopark Araripe promoveu nesta última terça feira, dia 15, uma capacitação para os estagiários, funcionários e representantes de escolas dos municípios circunvizinhos, sobre o tema “Leguminosas”.

 

A palestra foi mediada pela Nutricionista e Professora da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Thayná Bezerra de Luna, juntamente com seus alunos Claudemir Alves e Saresley Santos e pelo Professor Mestre em Agronomia, Nivaldo Soares de Almeida, que também é o Secretário Executivo do Geopark Araripe.

Na ocasião, estiveram presentes: Diomar Fernandes, da Secretaria de Educação de Missão Velha; Djailson Malheiro e Luciene Vale, da Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo; e, Iarinda Vale, da Escola Tarcila Cruz de Alencar.

 

Durante as apresentações foram enfatizados os tipos mais comuns de leguminosas, suas propriedades, para que servem se consumidas no dia a dia, além de abordagens específicas sobre os aspectos da saúde, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Um dos pontos mais relevantes, foi a menção da "Jurema Preta", espécie de leguminosa de muita importância para o equilíbrio do ecossistema, mas, pouco valorizada pelos moradores da região semiárida por conta do seu aspecto invasivo e espinhoso.

O evento ainda se repetirá e os interessados poderão manifestar seu interesse entrando em contato com o Setor de Comunicação através do e-mail: geoparkararipe@urca.com.br

Geopark Araripe: “Sala de Aula ao ar Livre”

No último dia 15, a Sede Administrativa do Geopark Araripe recebeu alunos do curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri que estão cursando a disciplina GESTÃO DE MUSEUS, HERBÁRIOS E LABORATÓRIOS. Nessa disciplina os alunos devem visitar instituições ambientais e conhecer o seu funcionamento, e identificar como é praticada a gestão e como de fato deveria ser.

 

O objetivo final dessas vistas é elaborar um anuário com as coleções Biológicas de cada local e avaliar os pós e contras de cada um dos locais visitados, de acordo com sua proposta de existência e as reais necessidades atendidas.

 

A visita foi monitorada pela estagiária do Geopark Araripe, Osmanda de Moura Souza, que também é aluna do Curso de Biologia da URCA.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 6ª Edição / 2016
 

Textos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Mabelle (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Mabelle (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida  (estagiária do Setor de Comunicação)

Acervo / Secretaria de Cultura do Crato

 

Design

Carlos Robério

Carlos Almeida (colaborador)  

Siga-nos

  • Facebook Classic
  • Twitter Social Icon
bottom of page