6ª edição - Agosto / 2015

Território do Geopark Araripe recebe o

XXIV Congresso de Paleontologia  

O XXIV Congresso de Paleontologia este ano está sendo sediado na cidade de Crato(um dos seis municípios que compreendem o território do Geopark Araripe) e organizado pela Universidade Regional do Cariri.

 

O evento teve início dia 01 de agosto de 2015 com uma excursão paleontológica destinada à formação do Período Cretáceo da Bacia Sedimentar do Araripe. Essa atividade iniciou-se no Geossítio Pedra Cariri, em Nova Olinda/CE, seguida de visita ao Museu de Paleontologia, situado no município de Santana do Cariri e análise in loco da escavação controlada no Geossítio Parque dos Pterossauros, no mesmo município aonde se localiza o Museu. Nessa região encontra-se também o Geossítio Pontal de Santa Cruz, cujo valor cultural e geológico é caracterizado de modo singular: pelo aspecto geológico de altíssimo relevo e pelas lendas que cercam a cruz posta no topo da rocha desse geossítio. 

 

É certo que os participantes ficarão encantados com tamanha quantidade de material fosilífero extremamente preservado, com as manifestações culturais e artísticas peculiares de cada município. O evento encerra no dia 09 de agosto e para demais informações acesse o site: www.24cbp.com.br.

 

*Foto cedida pelo pesquisador e colaborador do Geopark Araripe, Doutorando pela UFC, Rafael C. Soares) 

O Geopark Araripe e o risco do tráfico de fósseis  

1/1

O Geopark Araripe enquanto instituição que zela pelo patrimônio natural e tem seu  trabalho desenvolvido em acordo com os aspectos da geoconservação, geoeducação e geoturismo,  lamenta mais uma vez a aparente persistência do tráfico de fósseis da região. Além disso, declara que o Fóssil da Cobra com Quatro Patas, supostamente encontrado na Bacia Sedimentar do Araripe, só tornou-se conhecido por esta instituição, após a revista Science divulgá-lo no dia 24 de julho e as mídias brasileiras compartilhar a notícia intensamente.

 

Para gerir e fiscalizar a saída dos fósseis existe o Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) que é o órgão responsável por regulamentar a coleta e extração. A comercialização de fósseis é restrita por lei por serem considerados bens da União desde 1942. Como fatos assim vem ocorrendo insistentemente ao longo dos anos, o Geopark Araripe confia nas medidas cada vez mais necessárias das autoridades competentes para impedir a ocorrência desse crime.

 

* Foto: Geopark Araripe  

O mensageiro do Nordeste - divulgando evento!  

Entre os dias 05 e 08 de agosto, o município do Crato será sede do II Seminário sobre o Padre Ibiapina, com apresentações e divulgação de pesquisas científicas a respeito dos 150 (Cento e cinquenta)  anos de missões do mencionado Sacerdote.

 

Quem foi o padre Ibiapina?  José Antônio Maria Ibiapina, filho de Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria, formou-se em Direito, tendo ocupado cargos na magistratura e na Câmara dos Deputados. Decepcionado, abandonou a vida civil para seguir o catolicismo.  Aos 47 anos, iniciou uma obra missionária, percorrendo a região Nordeste em missões evangelizadoras, erguendo inúmeras casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d'água, açudes. Ensinou técnicas agrícolas aos sertanejos, trabalho que inspirou o Nordeste e principalmente, os habitantes da Região do Cariri. 

 

Como se percebe, o território do Geopark Araripe, a região do Cariri Cearense, é repleto de manifestações culturais diversas. Confira!

 

Foto: Domínio Público 

Mostra Warakdzã - O canto de todos os povos  

A Fundação Casa Grande (Memorial do Homem Kariri com o apoio do Rumos Itaú Cultural), significativo parceiro e colaborador do Geopark Araripe, realizará entre os dias 06 e 09 de agosto de 2015, a Mostra Warakdzã – "Conexões Culturais e Midiáticas no Sertão do Cariri”. Um evento internacional que reunirá convidados  de várias nacionalidades incluindo África, Europa, América do Norte e América Latina.

 

A Fundação Casa Grande está situada no município de Nova Olinda, Ceará, local de dois importantes geossítios do Geopark Araripe, aonde o acervo paleontológico e natural da região do cariri tem maior relevância. Trata-se respectivamente dos Geossítios Ponte de Pedra e Pedra Cariri.

 

A Mostra promoverá a retomada da comemoração do Warakdzã - festa sagrada dos primeiros habitantes da região, os índios Kariris - celebrando de forma inovadora a disseminação de conteúdo e conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivo de artistas. Além de formar uma grande rede que busca integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir desse encontro, com o espaço de vivência em gestão institucional que é a Fundação Casa Grande e sua gestão relacionada ao patrimônio cultural da Chapada do Araripe.

Sobre este acontecimento, declarou Alemberg Quindins (Diretor da Fundação) nos meios de divulgação dos eventos da Casa Grande: "está chegando o dia de um  dos momentos mais bonitos que 2015 poderia apresentar ao Cariri - Warakdzã, o encontro que reúne a tribo dos três continentes para pensar cultura e humanidade!"

 

Nessa perspectiva de encantamento, o Geopark Araripe tem o prazer de contribuir para esta divulgação aqui na GeoNews!  

Para mais informações entre em contato:  

Pelo site: mostrawarakdzafcg.wordpress.com  

Email: mostrawarakdzafcg@gmail.com  

Ou telefone: (88) 35461333

 

*Fotos gentilmente cedidas pela Fundação Grande

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 6ª Edição
 

Texto

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Yara Mabele Rodrigues (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida Sá (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now