8ª edição - Agosto / 2015

Geopark Araripe participa do III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico na “Terra dos diamantes”

Entre dias 08 e 13 de setembro a charmosa cidade de Lençóis/BA,  conhecida como a capital dos diamantes e do ecoturismo, localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina sediará  o III Simpósio  Brasileiro de Patrimônio Geológico. Neste evento, técnicos, especialistas e pesquisadores do Geopark Araripe participação com apresentações de trabalhos financiados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri/URCA.

 

Os trabalhos, resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento tanto na Chapada do Araripe quanto nos Geossítios do Geopark Araripe serão apresentados no Campus Avançado da Chapada Diamantina - UEFS - Lençóis-Bahia.

Público alvo desse Simpósio são pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais que desenvolvem pesquisas associadas à temática do evento: Geodiversidade e Patrimônio Geológico.

 

A Chapada Diamantina, com uma área total de 70.548km², se apresenta como verdadeira fonte de oportunidades para as atividades turísticas, com diversidade de fauna e flora, cavernas, cânions, paredões, lugar cheio de mistério cultura e história. Nessa perspectiva, é também um local favorável para o intercâmbio de aprendizado entre os “geoparquianos araripenses” com os demais participantes do evento.

Reitor da URCA e consultora técnica do Geopark Araripe no 12º Festival América do Sul Pantanal

O Festival América do Sul Pantanal é um importante e tradicional evento e sua 12º edição acontecerá entre os dias 20 a 22 de agosto de 2015 em Corumbá, cidade pantaneira do Mato Grosso do sul.  O festival preza pela integração cultural e física do continente sul-americano.  E tem como objetivo reunir os países, permitir que se conheçam, que criem e fortaleçam relações, ser palco de manifestações artísticas culturais e espaço privilegiado para o pensamento e debate de temas latentes como integração, cultura, turismo, empreendedorismo e inovação.

 

O Geopark Araripe, sendo atualmente, o único geoparque brasileiro, participará do evento, tendo como uma de suas missões, a divulgação do mesmo e também dos aspectos culturais marcantes da região do Cariri. Quem representará o Geopark Araripe será o Reitor da Universidade Regional do Cariri, José Patrício de Melo juntamente com a consultora técnica do Geopark, a geóloga Flávia Lima.

Na ocasião, ambos deverão palestrar sobre o projeto Geopark como o principal motivador do desenvolvimento sustentável da Região do Cariri e as respectivas ações para isso. 

Geopark Araripe presta consultoria técnica

sobre geoparque ao Consórcio PCJ

Representantes da equipe técnica do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), os engenheiros Flávio Forti Stenico e Guilherme Amstalden Valarini, bem como a Geógrafa Dorisney Ribeiro (convidada para apoio técnico ao Consórcio PCJ), estiveram presentes, durante os dias 17 a 19 de agosto, no território do Geopark Araripe, realizando reuniões, visitas técnicas e conhecendo os Geossítios do Geopark.

 

A principal finalidade dos representantes do Consórcio PCJ foi conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos integrantes do Geopark Araripe, avaliar os resultados positivos de tal projeto, sob a perspectiva do desenvolvimento regional e preservação ambiental e entender os diversos processos burocráticos necessários para a criação, manutenção e administração de um geoparque.

 

A principal ideia do Consórcio PCJ é criar um Geopark nas regiões de cabeceiras da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, região extremamente importante para o abastecimento dos reservatórios do Sistema Cantareira, que supre aproximadamente 9 milhões de pessoas na Bacia do Alto Tietê (RMSP) e de 5,5 milhões de pessoas nas Bacias PCJ. Assim sendo, tal iniciativa do Consórcio PCJ visa preservar as regiões das nascentes das Bacias PCJ, garantindo o abastecimento hídrico de qualidade e quantidade, bem como a preservação dos recursos naturais através de atividades relacionadas ao ecoturismo e turismo rural.

Para o Geopark Araripe, contribuições como essa significam seu fortalecimento enquanto projeto estruturado que a cada ano se solidifica satisfatoriamente. De tal modo que pode servir de modelo para outros interessados em construir geoparques pelo país.

Geopark Araripe e o SEST/SENAT

1/1

SEST/SENAT são entidades civis sem fins lucrativos que atuam de forma direta no Brasil como um grande colaborador para diversos programas sociais que ajudam a melhorar, aperfeiçoar e desenvolver programas que auxiliem a vida trabalhista em suas diversas áreas, como saúde cultura e educação, além de fomentar programas que atuam na preservação ambiental e também aperfeiçoamento e formação profissional.

 

Há mais ou menos um ano esse órgão vem atuando de forma direta no Projeto Geopark Araripe, se destacando como um parceiro colaborador para diversas ações como, por exemplo:

- Campanhas educativas periódicas para orientar e estimular a população quanto à importância da preservação do meio ambiente;

- Distribuição e plantio de mudas nas empresas e para a comunidade, aulas de campo e trilhas nos Geossítios que logicamente são fatores fundamentais para o contexto do Geopark Araripe, pois atua diretamente na preservação ambiental mostrando assim o importante vínculo com essa entidade;

- E diversos outros programas como o DESPOLUIR que tem como objetivo reduzir a emissão de gases veiculares poluentes das empresas do setor de transporte.

O SEST SENAT auxilia também de forma favorável nas iniciativas de micro empreendedores. Desse modo, apoia as metas de preservação ambiental para aqueles que realizam um turismo sustentável, a exemplo do Ciclotur Chapada do Araripe, cujo slogan é “uma viagem de bicicleta pelo território Geopark”. Esse empreendedorismo é realizado pelo grupo Eco Biker´s.

 

Esse parceiro do Geopark Araripe incentiva projetos com iniciativas na área cultural como a “Exposição Permanente Cariri Transporte e Cultura”, que conta a história da região por meio do transporte de passageiros e das riquezas naturais e culturais da região.

 

Vale destacar que é por intermédio de parcerias como essa que o Geopark Araripe atinge suas metas relacionadas ao projeto que justifica sua criação e inclusão como membro da Rede Global de Geoparques (GGN). 

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 8ª Edição
 

Texto

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida Sá (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Carlos Almeida Sá (estagiário do Setor de Comunicação)

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now