9ª edição - Setembro / 2015

Geopark Araripe recebe visita de membros

da Secretaria das Cidades no Crato

No dia 27 de agosto de 2015 a sede administrativa do Geopark Araripe recebeu a ilustre visita do Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Lúcio Ferreira Gomes, o seu Secretário adjunto, Quintino Vieira, a comitiva de apoio técnico e infraestrutura do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, representada por Marília Ferreira Lima e pela supervisora de infraestrutura, Isabela Cantal.

 

Uma das iniciativas da Secretaria das Cidades é investir recursos financeiros para as diversas obras do Geopark Araripe como também supervisionar as mesmas. O objetivo principal da visita foi expor sobre a realização de monitorias aos projetos e obras que o Governo do Estado tem dado apoio estrutural. E o Geopark Araripe, por ser uma extensão da Universidade Regional do Cariri, contemplada com várias dessas ações governamentais, está incluso nas futuras agendas de trabalho dessa parceria entre Governo do Estado e do Município.  

 

É importante destacar que é através dos investimentos da Secretaria das Cidades e demais órgãos governamentais que as várias obras nas áreas do Geopark Araripe são efetuadas, para melhor funcionamento e desenvolvimento das atividades tanto Cientificas como turísticas na Região do Cariri. Nas palavras do secretário adjunto Quintino vieira “temos uma grande parceria com a URCA e com o Geopark em conceder uma condição técnica e confortável aos locais a serem visitados pelos estudiosos e turistas que vêm fazer complementos de estudos ou simplesmente visitação”

Equipe de Educação Ambiental do Geopark Araripe e o Instituto da Criança com câncer

A Equipe de Educação Ambiental do Geopark Araripe, sob a coordenação da Professora Dra. Maria Neuma Clemente Galvão, tem realizado semanalmente ações educativas, pedagógicas e solidárias no Instituto da Criança com Câncer (ICC), na cidade de Barbalha/CE (município do Geossítio Riacho do Meio). As atividades tiveram início no dia 12 deste mês, quando houve a primeira visita de conhecimento da sede do ICC para recolher informações básicas e complementares para o desenvolvimento das atividades adequadas ao público alvo do local.

 

As ações do Setor de Educação do Geopark Araripe no ICC tem como principais objetivos apoiar de forma educativa os trabalhos do projeto, que cuida não só da saúde dessas crianças em seu aspecto de tratamento às enfermidades, mas que também zela pelo seu convívio, alto estima e bem estar. Com o exemplo dessas metas do ICC, sobre cuidado e socialização, a Equipe da Educação Ambiental, organizou atividades com jogos, brincadeiras, vídeos e pintura para as crianças.  E para as famílias dessas guerreiras crianças que batalham contra o câncer, a Equipe do Geopark também tem realizado oficinas de confecção dos livros de pano como forma de terapia ocupacional. Essa atividade é especialmente para as mães das crianças em tratamento, as quais podem futuramente vender o produto e aferir renda a partir da comercialização dos livros na loja do CIEA do Geopark Araripe para as comunidades do território.

 

Vem aí a II edição do Concurso Escolar GEA - Terra Mãe!!

O Concurso Escolar GEA - Terra Mãe está na sua segunda edição e este ano irá trabalhar com a temática “SOLO QUE SUSTENTA A VIDA”. O tema deste ano confere participação no “Ano Internacional dos Solos”, difundida pela UNESCO e declarada pela ONU.

 

Podem participar do Concurso os alunos do Nível Fundamental e Médio de escolas municipais e estaduais do território do Geopark Araripe. O tema abordado este ano tem como maior objetivo chamar a atenção para as práticas humanas que levam à degradação dos solos. Algumas práticas, como a agricultura intensiva, desmatamento, expansão urbana, entre outras, têm conduzido à destruição dos solos em um ritmo acelerado em todo o mundo. Segundo dados das Organizações das Nações Unidas – ONU (2014), mais de metade das terras com capacidade agrícola estão degradadas e, em cada década, cerca de 120 milhões de hectares de solo são destruídos.

 

Nessa perspectiva, de acordo com oEdital, o Concurso GEA – Terra Mãe – edição 2015 tem como objetivo “para um futuro que compatibilize as necessidades humanas com o uso sustentável dos recursos naturais”.

 

Para maiores informações entrar em contato com:

(88) 3102-1237/ (88) 31023053/ geaterramae@urca.br

“I Congresso Norte e Nordeste de Saúde baseado

em evidências” divulga o Geopark Araripe

Entre os dias 26 e 28  deste mês ocorreu o “I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseado em Evidências”, realizado no Centro de Convenções do Cariri, em Juazeiro do Norte/CE (município do Geossítio Colina do Horto).

 

O público alvo deste evento foram os estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em prática baseada em evidências e pesquisas em Gestão, Avaliação e Inovação Tecnológica em Saúde.

 

Realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Saúde do SUS (GPTSUS), o congresso contou com o apoio da Rede Brasileira de Avaliação Tecnologia e Saúde – REBRATS, EvipNet e GpClin.

 

Na ocasião, a maquete do Geopark Araripe ficou exposta no Centro de Convenções e o site do evento incentivou os participantes a praticarem o turismo na região, passando pelo Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e no Geossítio Pontal de Santa Cruz, no município de Santana do Cariri/CE.

Equipe do Geopark Araripe

 

Coordenador Executivo

Francisco Idalécio de Freitas

 

Secretário Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

 

Diretor Administrativo

Eugênio Pacelli Coelho de Sá

 

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

 

Geoconservação

Edvania Ferreira Dantas

 

Setor de Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Lázaro Ranieri de Macêdo

 

Setor de Desenvolvimento Territorial

José Wilson de Lacerda

 

Setor de Cultura

Jeania de Brito Gonçalves

 

Setor de Comunicação

Giane Taeko Mori Rodella

Equipe de Elaboração do Geonews - 9ª Edição
 

Texto

Bruna Almeida (estagiária do Setor de Comunicação)

Carlos Almeida (estagiário do Setor de Comunicação)

Yara Rodrigues (estagiária do Setor de Comunicação)

 

Revisão

Giane Taeko Mori Rodella

 

Fotos

Carlos Almeida (estagiário do Setor de Comunicação)

 

Design

Carlos Robério

 

Colaboradores

Assessoria de Relações Internacionais da URCA - ARI

Siga-nos

  • Facebook Classic

© 2017 Geopark Araripe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now