top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

Geopark Araripe realiza ações na Jornada Pedagógica 2019 em Missão Velha

O Geopark Araripe (GA) participou da Jornada Pedagógica 2019, com a exposição itinerante Gigantes do Kariri  “Um voo pela Paleoarte”, que ficará exposta de 13 a 15 de fevereiro na Escola de Ensino Fundamental Juvenal Rodrigues Brandão, em Missão Velha. Na quarta (13), o GA realizou ações no colégio, com a participação de 150 pessoas, na quadra da instituição de ensino, dentre eles: professores, diretores e coordenadores pedagógicos do município.

​

Foram realizadas oficinas de pintura do soldadinho na pele e argila da beleza, além de uma exposição dos livros de pano. Houve uma mesa redonda composta por Marley Macêdo (Secretário de Meio Ambiente), Amélia Maria (Secretária de Educação), Roberto, conhecido como “Chapinha” (Coordenador de Esportes) e Neuma Galvão (Coordenadora do setor de Educação Ambiental do Geopark)

​

A professora Neuma palestrou, no período da manhã, sobre o que é o Geopark e metodologias ativas de ensino e uso da Educação Ambiental para trabalhar com atividades criativas. A Jornada Pedagógica 2019 irá de 12 a 22 de fevereiro. Segue abaixo a programação completa:

​

12/02 – Abertura da Jornada Pedagógica

19:00h – Palestra do Exmo Prefeito Diego Gondim Feitosa e da Sra Secretária de Educação, Amélia Maria Mâcedo Luna Linard

- Apresentação do vídeo da Creche Josefa Mâcedo

- Palestra com a Professora Nailê Cândido

Tema: Educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos

- Apresentação do grupo: Percussão de Copos, parceria da Escola Manoel Faustino e Associação Irene Cruz

- Coquetel

 

13/02 – 8:30h – Palestra com a Professora Drª Maria Neuma Clemente Galvão

Público: professores

- Exposição Itinerante Gigantes do Kariri “Um voo pela Paleoarte”

Público: alunos da sede, professores e comunidade

Local: E.E.F Juvenal Rodrigues Brandão

 

14 e 15/02 – 08:00 – Exposição Itinerante Gigantes do Kariri “Um voo pela Paleoarte”

Organização: Geopark Kariri

Público: alunos da zona rural, professores e comunidade

Local: E.E.F Juvenal Rodrigues Brandão

 

19 e 20/02 – Projeto “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” – UNESCO

Horário: 07:00h

Local: Escolas e Creches

 

21 e 22/02 – Reformulação do PPP (Projeto Político Pedagógico) e Proposta Curricular

Horário: 07:00h

Local: Escolas e Creches

XX Colônia de Férias

A XX Colônia de Férias aconteceu no Ginásio de Esportes da URCA nos dias 05 a 07 de fevereiro contando com a participação de doze crianças, com atividades para estimular a criatividade dos jovens como pintura de garrafas, molduras e folhas feitas de gesso, jogos e brincadeiras com amarelinha, bola, corda e bambolê. 

​

Também houve uma conversa sobre alimentação saudável e seus benefícios e um cordel recitado pelo artista Tranquilino Ripuxado, escrito por Pedro Gustavo, filho do artista e participante da colônia de férias, intitulado “Minha inspiração é a flora” sobre cuidados com a natureza. Para finalizar as atividades propostas pelo Geopark para o entretenimento e aprendizado das crianças, foi feita uma visita a campo para a trilha do Murici na Flona Araripe e apresentação da fauna e flora através de fotos.

Lojinha de Geoprodutos do Geopark Araripe

A loja de geoprodutos do Geopark Araripe foi aberta no museu de paleontologia “Plácido Cidade Nuvens” em Santana do Cariri e também na sede do Geopark Araripe em Crato, dando oportunidade de comercializar e expor geoprodutos - produtos da terra, peças que representam a instituição e o território Araripe, ecologicamente corretos e sustentáveis. 


A “lojinha” geoparquiana vem com o objetivo de divulgar o trabalho de artesãos do território através de parcerias firmadas entre o Geopark Araripe e empresas como: Dino Artes Mimos e Presentes, uma loja de artesanato de Santana do Cariri; Associação dos Artesãos Mãe das Dores em Juazeiro do Norte, que usam fibras, tecidos, casca de banana e palha do milho como matéria prima; Centro Mestre Noza, grupo de escultores que trabalham com estátuas de madeira em Juazeiro e Lira Nordestina, editora especialista na impressão de cordel e fabricação de xilogravuras. As parcerias propiciam geração de renda para esses artistas que tem como base a produção caseira ou artesanal. 


Foi criada com o intuito de convidar o público a conhecer, visitar e adquirir esses produtos, consequentemente apoiando as famílias que os fabricam e possibilitando a geração de renda para os artesãos, através de uma arte que apresenta características muito próprias da região do Cariri, reconhecida internacionalmente como sendo de excelente qualidade. 


Estão disponíveis para venda três tipos de geoprodutos: produtos artesanais, feitos com matérias primas da terra e que contam histórias do território; produtos industrializados que tenham a marca do Geopark como camisetas e bótons e comidas/bebidas que tenham características específicas e materiais da região.


Os produtos ofertados na loja seguem abaixo:
Dinossauros e Pterossauros em pelúcia
Réplicas de fósseis em resina
Chaveiros
Camisetas personalizadas
Produtos em Pedra Cariri

Empreendedorismo territorial em ambientes de Geoparques em debate

Como a comunidade pode se reinventar através do seu território foi a discussão apresentada pelo representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte durante a abertura dos trabalhos do terceiro dia do 1º Curso Universidade de Verão, promovido pelo Geopark Araripe e URCA, no Hotel IU-Á, em Juazeiro do Norte.

 

Douglas Feitosa falou sobre empreendimento e sobre empreendimentos que não visam somente o lucro imediato, e sim o desenvolvimento da comunidade em geral. Ele deu exemplos de como a comunidade pode se reinventar através do seu território, em particular, citou uma cidade colombiana que se utiliza de turismo de vulcões, mesmo não existindo um vulcão natural em sua área. Ele citou ainda a experiência da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, projeto social que tem movimentado a comunidade e economia do pequeno município.

 

Para apresentar a experiência da Fundação Casa Grande (FCG), Júnior Santos, Diretor de Comunicação, mostrou os empreendimentos com o Turismo Comunitário implementado pela Fundação em Nova Olinda. Trata-se da criação das pousadas familiares, nas quais as famílias das crianças que participam do projeto recebem os turistas em suas casas a preços acessíveis e proporcionam a imersão desses visitantes na cultura local.

 

Outra experiência apresentada foi a dos Museus Vivos, um projeto realizado com o Sesc, que consiste em tornar as casas dos Mestres de Cultura Popular do Cariri em uma rede de Museus. Júnior Santos deu ênfase ao Museu Vivo de Potengi, mostrando gráficos quantitativos e financeiros sobre os investimentos e a renda proveniente desses projetos. Segundo ele, pouco mais de R$10 mil reais foram investidos para a criação do Museu, o que representa uma atividade de baixo custo, importante para a cultura e turismo local, além de valorização dos Mestres brincantes e dos seus trabalhos.

 

Santos falou ainda de outras iniciativas como a criação da cafeteria Café Violeta, o Desfile de Moda realizado anualmente na FCG e no sistema de vendas de diversos produtos locais de forma física e online, e recursos audiovisuais para a divulgação dos trabalhos. 

 

O impacto financeiro para o município, segundo Júnior é de quase meio milhão de reais. Todas essas iniciativas surgiram, afirma ele, da ideia de fazer o turista que vem conhecer a Fundação Casa Grande permanecer mais tempo no local.

 

A partir dos questionamentos “até que ponto o Cariri é empreendedor? que ações realmente são pertinentes e condizentes com nossa realidade?”, o consultor do SEBRAE, Édio Callou instigou a plateia a pensar no potencial da cultura do Cariri cearense. O consultor especificou algumas reais ações, como várias atividades feitas em parceria com o Geopark Araripe, a exemplo de participações em eventos turísticos, cursos de aperfeiçoamento para artesãos e publicações de catálogos do artesanato local.

 

Para Édio, há sementes que foram germinadas e já estão rendendo frutos, como a criação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), que deu um novo conceito tanto no visual quanto na gastronomia da região, propiciando vários eventos como o festival “De bar em bar”, experiência gastronômica que movimenta a cidade de Juazeiro do Norte.

UNESCO e Geopark nas Escolas

A representante do Fórum Nacional Português da UNESCO Global Geoparks, Elizabeth Silva, apresentou a palestra “UNESCO e Geopark nas escolas” para alunos das turmas de 8º e 9° ano do Colégio Pequeno Príncipe, em Crato. Com 180 participantes, entre eles alunos, professores, coordenadores e direção participaram do momento.

​

Elizabeth Silva iniciou a palestra falando sobre o GEA Terra Mãe, projeto do Geopark Araripe (GA) que incentiva crianças a usarem a criatividade e expressarem ideias a partir de um tema dado nas edições anuais. A edição número onze de 2019 tem como tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. O projeto atua desde 2013 em escolas da rede pública e privada, com foco em ensino fundamental, médio e ensino superior, instigando os alunos participantes a fazerem desenhos e fotografias com os temas propostos. Há um concurso escolar com premiação e júri das melhores obras, que tem colocações de 1º a 3º lugar e são expostas no GA.

​

A portuguesa Elizabeth, relacionou também em sua fala, o uso de aparelhos eletrônicos no dia a dia, consumo de roupas e alimentos produzidos com mão de obra escrava, e como os recursos naturais do planeta podem se exaurir se não forem preservados. Falando de crescimento econômico versus desenvolvimento sustentável, dando ênfase a três pilares: econômico, ambiental e social.

​

A coordenadora de Educação Ambiental do GA, Neuma Galvão, discursou rapidamente sobre a abertura do concurso Gea Terra Mãe 2019 para os alunos do Pequeno Príncipe, reforçou as palavras da representante do Fórum Nacional Português, e interagiu com o público fazendo perguntas sobre o que foi falado na palestra e sorteando alguns objetos produzidos pelo Geopark em oficinas, como réplicas de fósseis e folha de gesso. 

Equipe do GeoPark Araripe

​

Coordenador Executivo/Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

José Patrício Pereira Melo

​

Superintendente 

Francisco do Ó Lima Junior

​

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira

​​​

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​​

Cultura

Giane Taeko

 

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

​Eduardo da Silva Guimarães

Jeanne Sidrim

​​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 7ª edição/ 2018

​

Textos

Ana Patrícia Soares

Wendell Sousa Felipe

​Sarah Menezes

Chico Júnior

​

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

​

Fotos 

Acervo GeoPark Araripe

​

Design

Wendell Sousa Felipe

Erlânio Freire Barros

​

Tradução

Maria Emilly de Freitas da Silva - Espanhol

Elis Maria Gomes Santana - Inglês

​

​

​

LOGO-1.png

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Add Your Title

This is a great place to add a tagline.

Tell customers more about you. Add a few words and a stunning pic to grab their attention and get them to click.

​

This space is ideal for writing a detailed description of your business and the types of services that you provide. Talk about your team and your areas of expertise. 

bottom of page