top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

4ª edição - abril/ 2018

GEOPARK ARARIPE REALIZA GINCANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA TERRA

O GeoPark Araripe (GA) comemorou o Dia Mundial da Terra, no domingo (22/04), com a I Gincana de Coleta de Material Reciclável e Reutilizável na Floresta Nacional do Araripe(FLONA). O evento é uma iniciativa da Unesco, através do Programa de Geoparques e conta com o apoio e a parceria da FLONA, ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato, Pró-Reitoria de Extensão da URCA e Voluntariado ICM’Bio.

Aberto ao público, a Gincana consistiu na coleta de materiais recicláveis e reutilizáveis ao longo da estrada vicinal da Casa da guarda do Belmonte até o Caririzinho, na FLONA, pelas equipes participantes.

O evento tem como objetivo sensibilizar a população em geral para a necessidade da adoção de posturas responsáveis em defesa dos recursos naturais e reduzir o uso de materiais nocivos ao equilíbrio dos ecossistemas naturais e em especial plásticos e correlatos.

VEM AÍ A SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO DE CORRIDAS GEOPARK ARARIPE E CARIRI EXTREMO

Depois do sucesso do I Circuito de Corridas GeoPark Araripe em parceria com o Cariri Extremo, que contou com a participação de mais de 200 atletas e amadores, vem aí a segunda etapa do Circuito de Corridas GeoPark Araripe. A segunda edição de um total de três circuitos, acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Geossitio Riacho do Meio, localizado na cidade de Barbalha. Os atletas se dividirão durante dois dias nas modalidades inseridas na Corrida (trail run) e no Mountain Bike (MTB).

O Cariri Extremo foi criado com provas de MTB, XCM, em modelos de grandes provas do Brasil. Essa etapa terá provas de MTB, Duathlon, Trail Run, mas dessa vez com um pouco mais de dificuldade que a anterior, dando oportunidade a todos os tipos de atletas, porém se faz necessária uma maior preparação física para participar desta etapa. As inscrições ainda serão abertas e traremos novas informações em breve. Acompanhe tudo pelas nossas redes sociais!

II EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA DO PARQUE ESTADUAL SÍTIO FUNDÃO

O Parque Estadual Sítio Fundão realizou na última quinta-feira (19/04), a II Expedição Científica. Coordenada pela mestranda em Bioprospecção Molecular na linha de pesquisa em Biodiversidade, Lucineide dos Santos Lima, a atividade aconteceu no Pares Sítio Fundão.

A ação, resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Universidade Regional do Cariri, tem como objetivo identificar as áreas de ocorrência do caranguejo Kingsleya attenboroughi na unidade de conservação (UC) inserida na Região do Cariri.

Sobre o caranguejo:

A espécie de caranguejo, de nome científico kingsleya attenboroughi, foi descoberta no território do Geopark Araripe, no Ceará. Ela foi achada pelos pesquisadores Alysson Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Willian Santana, da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP). Trata-se de uma espécie de caranguejo de água doce. Segundo os pesquisadores, ele já foi descoberto em condição de ameaça de extinção.

PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA APRESENTAM NOVO GÊNERO DE CAMARÃO EM COLETIVA DE IMPRENSA

O Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Geopark Araripe, realizam coletiva de imprensa para apresentação de um novo gênero e nova espécie de camarão planctonico da família Luciferidae, no dia 02 de maio, às 9h, no Auditório do Mestrado de Bioprospecção Molecular, no campus do Pimenta II, da Instituição, em Crato.

 

Luciferidea é uma família de camarões diminutos de regiões marinhas com apenas 7 espécies viventes divididas em dois gêneros. As principais características deste grupo são a sua bioluminêscencia, ausência de branquias e redução de pereiopodes (patas). Esta descoberta representa o primeiro achado de fósseis desta família para o mundo, fato surpreendente, por tratar-se de animais muito pequenos e delicados, consequentemente de difícil preservação.

A Bacia do Sedimentar do Araripe teve um período sob influência marinha há cerca de 110 milhões de anos. No entanto, a presença de fósseis tipicamente de áreas de mar aberto é um fato que ainda não havia sido registrado para área. Desta forma, a ocorrência desta espécie pode ser indicativo de chegada abrupta de águas oceânicas por ocasião de tsunamis, por exemplo.

GEOPARK ARARIPE REALIZARÁ SEMINÁRIO “GEOPRODUTO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL”

O GeoPark Araripe realizará dia 05 de maio o seminário “Geoproduto e Desenvolvimento Territorial Sustentável” no auditório do GeoPark Araripe para artesãos e parceiros.

O Seminário ‘GEOPRODUTO’ tem por finalidade proporcionar a oportunidade de uma roda de conversas sobre a prospecção, produção e comercialização de produtos que irão receber a chancela do Geopark Araripe e passarão a compor um portfolio que representa a cultura local.

O evento terá o diretor executivo do GA, Nivaldo Soares, a coordenadora do setor de Geoturismo e Desenvolvimento Territorial Sustentável, Francisca Jeanne e o consultor do SEBRAE, Édio Callou como palestrantes.

Equipe do GeoPark Araripe

Superintendente 

Francisco do Ó Lima Junior

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira

​​

Administração

José Adriano Cruz Saraiva

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​​

Cultura

Giane Taeko

 

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

​Eduardo da Silva Guimarães

Jeanne Sidrim

​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 4ª edição/ 2018

Textos

Dalila Mayanna

Davi Catão

​Sarah Menezes

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

Fotos 

Rafael Vilarouca

Acervo GeoPark Araripe

Design

Erlânio Freire Barros

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page