

6ª edição - Novembro/ 2018
Segunda etapa do I Circuito de Corridas GeoPark Araripe movimenta o Crato




Mais de 300 atletas de cinco estados do Nordeste movimentaram o Crato, nos dias 13 e 14 de outubro, ao participar do I Circuito de Corridas GeoPark Araripe (GA)/Cariri Extremo. Essa etapa do evento reuniu atletas nas modalidades Trail Run (9km, 21km e 47km) e MTB ( 40 e 75km).
A largada se deu no Geossítio Batateiras, localizado no Parque Estadual Sítio Fundão, em Crato, com chegada no hotel Encosta da Serra, parceiro do GA. O percurso dessa etapa foi considerado verdadeiramente “extremo” pelos competidores, que elogiaram a organização, premiação e percurso da corrida.
O evento teve o importante apoio do Café Santa Clara, Safira Óticas, Prefeitura do Crato, FAP, ICMBio e Nossa Fruta Brasil. A equipe do GeoPark parabeniza os vários atletas que subiram ao pódio e aos que concluíram as provas após um longo percurso pela Chapada do Araripe, debaixo do sol escaldante, o que deixou a prova mais emocionante.
V Edição do Concurso Escolar Gea-Terra Mãe traz novidades




O Geopark Araripe (GA) realizou no dia 25 de outubro a Mostra e Avaliação dos trabalhos da V Edição do Concurso Escolar Gea-Terra Mãe, com o tema: Ação Contra a Mudança Global do Clima, uma das temáticas representadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco. Este ano o evento partiu da perspectiva da inclusão, trazendo ainda mais uma novidade: os trabalhos que se destacaram foram selecionados para compor um e-book, que deverá ser lançado em 2019. Nos eventos anteriores o GeoPark avaliava os trabalhos, agora esse concurso é feito nas escolas, que enviam os trabalhos-destaque para participarem da Mostra.
O evento ocorreu na Universidade Regional do Cariri (URCA) e teve a participação de 12 Escolas Públicas do território do GA e duas Faculdades (URCA e FAP). Os participantes concorreram às categorias de cordel, desenhos, fotografias, redações e trabalhos científicos. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e confiram a publicação.
Ação inédita cria simbologia para surdos-mudos que visitam Geossítio Batateiras




No último sábado (01/11) foi realizado reconhecimento e a criação da simbologia para surdos no Geossítio Batateiras, que fica no Parque Estadual Sítio Fundão, em Crato. A ação foi conduzida pelo GeoPark Araripe (GA) e teve como condutor o aluno do curso de Pedagogia da URCA, Carlos Jefferson Silva, que é surdo-mudo. Esse trabalho inédito foi resultado do minicurso de Libras oferecido pelo GeoPark Araripe(GA) para estagiários, ex-estagiários e guias de turismo que atuam no território.
O minicurso foi ministrado pela professora de Libras do Departamento de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), Geórgia Alencar e teve o apoio e a presença da representante da Associação de Surdos e Mudos da Vila Alta/Crato, Sônia Sales Nepomuceno.
O Geossítio Batateiras tem importantes projetos de acessibilidade, a exemplo da Trilha dos Sentidos que objetiva a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. A utilização de placas em braile, contendo os nomes das plantas e o percurso com cordas para cegos são alguns deles. O minicurso também gerou a produção de vídeos em libras sobre a importância da fauna e flora do Geossítio e a relação do Geopark Araripe com a comunidade surda. Em breve o vídeo estará nas nossas redes socias, acompanhem.
“O GeoPark Araripe é nosso” será realizado dia 05 de dezembro


A comunidade caririense poderá conhecer mais de perto e tirar suas dúvidas sobre o GeoPark Araripe (GA). Será realizado no próximo dia 08 de dezembro no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, o “O Geoparque Araripe é nosso”. O evento está sendo organizado em parceria com a Universidade Leão Sampaio (Unileão) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e visa aproximar o público da região ao GeoPark, além de mostrar sua importância para o Cariri e para o mundo. Na programação constam atividades lúdicas, ambientais, meditação, entre outras, além de uma roda de conversa sobre o GeoPark Araripe e sua atuação.
Quer saber mais? Siga nosso instagram @geoparkararipe e nosso facebook www.facebook.com/geoparkararipe e veja novidades sobre esse evento, nossas ações e trabalhos.
Equipe do GeoPark Araripe
Coordenador Executivo/Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)
José Patrício Pereira Melo
Superintendente
Francisco do Ó Lima Junior
Diretor Executivo
Nivaldo Soares de Almeida
Secretaria Executiva
Pedrina França Pereira
Administração
José Adriano Cruz Saraiva
Comunicação
Michel Macedo Marques
Sarah Menezes Pereira
Cultura
Giane Taeko
Geoturismo e Desenvolvimento Territorial
Eduardo da Silva Guimarães
Jeanne Sidrim
Geoconservação
Francisco Idalécio de Freitas
Rafael Celestino Soares
Geoeducação e e Educação Ambiental
Maria Neuma Clemente Galvão
Equipe de Preparação Geonews - 6ª edição/ 2018
Textos
Ana Patrícia Soares
Wendell Sousa Felipe
Sarah Menezes
Chico Júnior
Revisão
Michel Macedo Marques
Sarah Menezes
Fotos
Acervo GeoPark Araripe
Design
Wendell Sousa Felipe
Erlânio Freire Barros

Siga-nos