top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

Geopark Araripe participa de V Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Geoparques no Uruguai

O Geopark Araripe (GA) participou do V Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Geoparques no Uruguai de 04 a 08 de novembro, representado pela professora Dra. Neuma Galvão, Coordenadora do setor de Educação Ambiental.  O evento ocorre nas instalações da Intendência Departamental de Flores, onde está localizado o Geoparque Mundial Grutas del
Palacio da UNESCO.


O Geoparque Grutas del Palacio foi o segundo geoparque latino-americano a entrar na Rede Global, em 2013, e é membro fundador da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (www.redgeolac.org).


Durante o simpósio, estão sendo realizadas apresentações e discussões sobre os Geoparques da região e visitas de campo ao Geoparque Mundial da UNESCO Grutas del Palacio, com foco em questões de pilares, como a geoconservação do patrimônio geológico, a geoeducação e o geoturismo. Paralelo ao Simpósio está acontecendo o IX Congresso Uruguaio de Geologia.

Notícia 1

Participação do Geopark Araripe na Feira do Conhecimento faz sucesso com exposição Gigantes do Kariri - um voo pela Paleoarte

Notícia 2

Pelo segundo ano, o Geopark Araripe participou, nos dias 16 a 19 de outubro, da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará. Durante os quatro dias, jovens de todas as idades tiveram contato com alguns espécimes de pterossauros e dinossauros que habitaram a Região do Cariri, além de conhecer um pouco mais sobre a fauna local, com a pintura do Soldadinho do Araripe ou mesmo imergir nesse universo pré-histórico ao participar da Oficina de Réplica de Fósseis.

 

Mais de 600 pessoas visitaram o stand do Geopark Araripe, que teve mais uma vez a famosa exposição Gigantes do Kariri - um voo pela Paleoarte. Os jovens ficaram muito animados em conhecer alguns espécimes pterossauros que sobrevoavam o cariri cearense há 110 milhões de anos, mostraram-se muito curiosos para conhecer os bichos, em saber quais seus hábitos alimentares e de vida. Além disso, eles trocaram ideia com o artista plástico Francisco dos Santos, autor da exposição, e com Edvânia Martins, curadora da mesma.  

 

Francisco dos Santos considerou a participação, pela segunda vez na feira, como uma alegria muito grande, um reconhecimento por parte da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que o convidou. “Isso vem comprovar a importância que a exposição está tendo na formação de uma nova forma de ver os valores paleontológicos da nossa região. Ver o público extasiado ao contemplar o trabalho não tem preço”, afirmou.

 

A Oficina de Réplica de Fósseis e a Pintura do Soldadinho foram uma atração à parte. Muitos dos visitantes quiseram gravar no corpo a ave endêmica do Cariri e levaram para casa a réplica produzida durante a oficina. A equipe do Geopark interagiru com os visitantes distribuindo folders  e apresentando o projeto Geopark . Todas as atividades no stand do Geopark Araripe tiveram o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA).

V SBPG aborda pela primeira vez Desenvolvimento local, Arqueologia, Geoética e Mídias

Com discussões em torno do (Re) Pensar o Patrimônio Geológico para o Geoturismo e Desenvolvimento Local foi realizado entre os dias 13 a 18 de outubro, o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Com mais de 200 participantes, o evento teve oficinas, palestras e apresentações de trabalhos sobre questões discutidas pela primeira vez no evento: Geoética, Geoturismo e Desenvolvimento Local, Geoparques, Arqueologia e Mídias.

 

Além das importantes discussões, outro momento de destaque foi a realização da primeira oficina “Critérios avaliativos UNESCO e formulários de avaliação para o reconhecimento de geoparques”, com presença dos Projetos de Geoparques brasileiros: Seridó (RN), Corumbataí (SP), Serra do Sincorá (BA), Morro do Chapéu (BA), Monólitos (CE) além de professores, pesquisadores e estudantes de diversos estados do Brasil.

 

De acordo com Rafael Celestino, organizador do evento, a identidade que o Geopark Araripe deu à 5ª edição do simpósio se caracterizou pela transversalidade. Isso ficou explícito nos eixos de geodiversidade, patrimônio paleontológico, desenvolvimento local, entre outros, que trouxeram diversas discussões positivas agregando conhecimento acerca do patrimônio geológico.

 

O V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (V SBPG) foi realizado pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Geopark Araripe e Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro - AGeoBRh.

Notícia 3

Circuito de Corridas Geopark Araripe se configura como um dos eventos esportivos mais importantes da região

Resistência, garra e superação, essas três palavras descrevem o Circuito de Corridas Geopark Araripe etapa Crato, realizado na manhã de ontem (20/10). Mais de 400 atletas do Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Brasília e uma competidora da Eslováquia desafiaram seus limites nas modalidades Trail Run (07km e 14km) e Moutain Bike circuito de XCO 04km.

A largada foi no Geossítio Batateiras com chegada no espaço de sítio Quinta dos Lobos Eventos, num percurso duro, com obstáculos naturais, mas que ainda assim permitiu aos competidores apreciarem as paisagens da Chapada do Araripe e terem contato com a natureza.

O destaque, segundo o diretor Executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, foi a possibilidade de os atletas contemplarem a paisagem da Chapada do Araripe. Ele avaliou como positiva esta etapa do evento, que se superou em número de inscritos, e destacou o interesse das pessoas em participarem da corrida. “A gente tem percebido que cada vez mais as pessoas valorizam esse estilo de vida que só traz benefícios”, afirmou.

Para o competidor de Brasília, Cícero Alves Militão, o tempo, que estava mais ameno por conta da chuva que caiu na noite anterior, ajudou os atletas. Participando pela primeira vez do Circuito, ele parabenizou a organização do evento, ressaltando o percurso, que, para ele foi muito bem escolhido.

Foram 18 pódios com troféus, 87 pódios com Medalhões, totalizando 115 atletas premiados em 35 categorias. O resultado com os tempos de todos os participantes estão disponíveis no site www.cronoscariri.com.br. Confira o seu!

Notícia 4
Notícia 5

 Geoparque Mundial da UNESCO de Imbabura

O Geoparque Mundial da UNESCO de Imbabura é essencialmente distinguido por suas características geológicas: complexos vulcânicos como Imbabura, \, Cotacachi - Cuicocha e Chachimbiro convergem com lagos ou lagoas, praticamente em todos os cantos; cachoeiras, fontes de água, diferentes pisos climáticos e atrações geomorfológicas. Esse patrimônio é fortalecido e tornado mais atraente por sua complementaridade com a diversidade étnica, cultural, arqueológica, gastronômica e produtiva de seus povos.

 

Imbabura abrange todo o território da província de Imbabura e pode ser encontrada na República do Equador na América do Sul; ao norte da região da Interandina. Tem uma área aproximada de 4.700 km2. Está organizado em 6 cantões: Ibarra, capital da província, fundada em 1606; Otavalo, Cotacachi, Antonio Ante, Urcuquí e Pimampiro.

 

No final de 2014, a província de Imbabura solicitou a designação do Geoparque Mundial da UNESCO, como uma iniciativa patrocinada pelas Coordenações Zonais do Ministério do Turismo e pela Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (SENESCYT). Margarete Hart, pesquisadora do Programa Prometheus na Espanha, foi responsável pelo processo. Conheça o Geoparque Mundial da UNESCO de Imbabura! Visite o site: http://geoparque.imbabura.gob.ec/ .

Equipe do GeoPark Araripe

​

Coordenador Executivo/Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Francisco do Ó Lima Junior

​

Superintendente 

Carlos Kleber Nascimento de Oliveira

​

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira​​

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​

Cultura

José Patrício Pereira Melo

​​​

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

Jeanne Sidrim

​​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 9ª edição/ 2019

​

Textos

Natanael dos Santos Almeida​

Maria Emilly de Freitas da Silva

​

​

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

​

Fotos 

Acervo GeoPark Araripe

​

Design

Wendell Sousa Felipe da Costa

​

Produção e Edições de Videos

Natanael dos Santos Almeida

Wendell Sousa Felipe da Costa

​

Tradução

Maria Emilly de Freitas da Silva - Espanhol

Larissa Alves Bender  - Inglês

​

Colaboração

Carlos Merizal, 

Geoparque Imbabura (Equador)

​

LOGO-2.png

Siga-nos

iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
bottom of page