top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

Reitor da URCA, novo Coordenador Executivo do Geopark Araripe, é empossado

Tomaram posse, na noite de segunda-feira (01/07), o novo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Junior, que também assume o cargo de Coordenador Executivo do Geopark Araripe (GA), e o vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento, que passa a ser o Superintendente do GA. A cerimonia, com a passagem de cargo pelo então Reitor, José Patrício Pereira Melo, ocorreu na quadra do Ginásio Poliesportivo do campus Pimenta.  

​

O novo Reitor destacou sua trajetória na URCA e destacou a importância da universidade dentro do processo de desenvolvimento regional. Ele agradeceu a todos pela oportunidade em estar à frente da universidade mais antiga da Região e também ao professor Patrício Melo pelo trabalho realizado. O primeiro ato do Reitor foi empossar a equipe da administração superior que irá assumir as atividades do próximo quadriênio.

​

O professor Patrício Melo agradeceu a ao governo do estado, a comunidade acadêmica e a sua equipe, que contribuíram com seu trabalho nesses quatro anos de administração. Ele ressaltou que o novo reitor, Lima Junior, está preparado para dar continuidade e ampliar os projetos dentro da URCA.

​

A solenidade foi prestigiada por reitores das universidades Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness e Estadual de Alagoas (UEAL), Odilon Máximo de Morais. Autoridades locais, como o prefeito do município do Crato, José Ailton Brasil, e a comunidade acadêmica também prestigiaram o evento. 

Notícia 1

Colônias de Férias do Geopark Araripe é tema de capítulo de livro

Com o tema “Práticas educativas nas colônias de férias do GeoPark Araripe” foi publicado um artigo sobre as Colônias de Férias realizadas pelo GeoPark Araripe no livro Educação do século XXI da Editora Poisson. O trabalho é de autoria de Alexsandra Maria da Silva, Lazaro Ranieri de Macêdo, Liviane Maria dos Santos, Pedrina França Pereira e Maria Neuma Clemente Galvão.  

​

As colônias de férias do GeoPark Araripe são apresentadas no trabalho como meio de desenvolver atividades lúdicas proporcionado as crianças e adolescentes entre seis a quatorze anos de idade práticas educativas através de jogos, brincadeiras, oficinas e passeios para conhecer as riquezas naturas da região.

​

Os resultados mostraram que as colônias de férias tem variedade em suas atividades, e tenta resgatar jogo e brincadeiras que estão sendo esquecidos pelas novas gerações. Trabalham com dinâmicas e oficinas educativas, mostrando a importância de reciclar, de cuidar do meio ambiente e de conservar e preservar a natureza.

​

O projeto colônias de férias integra o lúdico ao papel educativo no período das férias escolares, e ainda possibilita as crianças e adolescentes conhecerem as riquezas da região e a divulgarem. As atividades educativas desenvolvidas nessa ação permitem aos seus participantes e estagiários um processo de ensino e aprendizagem fora do contexto escolar.

Notícia 2

Grupo de Trabalho busca implantar Gestão compartilhada no Geossitio Riacho do Meio em Barbalha

O Grupo de Trabalho (GT), do geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, vem desenvolvendo uma série de ações para melhorar a gestão do local através de palestras, ações e intervenções. O grupo se reuniu com a comunidade e instituições no dia 15 de março para discutir sobre a importância do Riacho do Meio para a região do Cariri. 


Para dar início aos trabalhos, foi feita uma palestra que aconteceu no dia 29 de março, na qual pode-se perceber a realidade e as necessidades do local. O grupo verificou existia necessidade de melhorar as condições do abastecimento da água das comunidades do entorno do geossítio. A partir dessas ações, o prefeito do município de Barbalha, Argemiro Sampaio Neto, assumiu o compromisso de melhorar essas condições. Com o compromisso assumido pela prefeitura, a direção executiva do Geopark Araripe e a reitoria da URCA propuseram a celebração de um termo de cooperação para implantação de uma gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal. A proposta foi aceita e inclusive pelos moradores do entorno.


Outro ponto discutido em reunião, foi o início da construção coletiva do plano da gestão em áreas de manutenção, administração, turismo, educação ambiental, comunicação e marketing. As ações envolvem parceiros de diversas instituições para execução eficiente e colaborativa. Em maio, foi feito uma articulação para realizar uma atividade voluntária de coleta de resíduos sólidos no geossítio com a cooperação de entidades, instituições e comunidades parceiras do Geopark Araripe. 


O grupo de trabalho foi criado a partir de uma Audiência Pública que ocorreu em 15 de março de 2019 pela Câmara Municipal de Vereadores de Barbalha. A criação foi necessária para dar encaminhamentos à proposta de gestão compartilhada do Parque Ecológico Municipal e geossítio Riacho do Meio, espaços de criação e instalação dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Regional do Cariri (URCA), Barbalha.

Notícia 3

Geopark Araripe capacita novos bolsistas

O Geopark Araripe (GA) capacitou os cinco novos bolsistas dos setores de Comunicação e Educação Ambiental entre os dias 02 e 04 de julho. Os novos integrantes conheceram a equipe técnica do Geopark, o funcionamento dos setores do Geopark e fizeram visita de campo.

 

No primeiro dia foram realizadas palestras sobre os setores de Geoconservação, Comunicação, Direção Executiva, Desenvolvimento Territorial Sustentável e Geoturismo, Educação Ambiental e sobre a Secretaria Executiva.

 

No segundo dia os alunos fizeram uma visita de campo ao geossítio Batateiras, em Crato, e receberam uma formação sobre o setor de Educação Ambiental, além de participar de oficinas educativas. Já no terceiro dia de capacitação, os novos estagiários tiveram uma Oficina de Fósseis e uma apresentação do projeto Gea Terra-mãe.

 

Para a estudante de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e bolsista do setor de Educação Ambiental, Lara Victória, a experiência é enriquecedora.“Eu não tinha noção que aqui era trabalhar em um meio amplo e socializar. Aqui tem cultura, turismo, entre outras coisas que abriram minha mente. O que mais me chamou atenção é que neste setor mexemos com inclusão, vamos às ruas e fazemos a diferença. Também achei incrível o Geopark integrar o programa da UNESCO, ser um projeto da URCA e ter parcerias com outras instituições”. Para a estudante, o Geopark representa um espaço para se obter muito conhecimento. “ Espero aprender muito”, concluiu.

Notícia 4

Pesquisadores do LACRUSE apresentam o caranguejo guaja-do-araripe

Os pesquisadores do Laboratório de Crustáceos do Semiárido (LACRUSE), da Universidade Regional do Cariri (URCA), apresentaram o caranguejo guaja-do-araripe (Kingsleya Attenboroughi) aos moradores do Sítio Farias, Barbalha, na última quinta-feira (04/07), no intuito de mostrar à comunidade a importância da preservação dessa espécie.

 

O crustáceo, descoberto em dezembro de 2018, se encontra em nível crítico de extinção e está sendo estudado. Os primeiros exemplares foram encontrados no distrito do Arajara, em Barbalha. O trabalho foi feito de forma cuidadosa, no intuito de reinseri-los, observando até mesmo o processo de adaptação dos caranguejos à temperatura da água.

 

A espécie foi descrita por Allysson Pinheiro, coordenador do LACRUSE e responsável pela descoberta da espécie, e pelo pesquisador William Santana, da Universidade do Sagrado Coração (USC). A apresentação dos resultados do trabalho sobre a distribuição e abundância do caranguejo foi importante para o seu reconhecimento para sua preservação. A pesquisa de mestrado foi financiada pelo Geopark Araripe e teve a orientação do professor da URCA, Allysson Pinheiro.

Notícia 5

Equipe do GeoPark Araripe

​

Coordenador Executivo/Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

José Patrício Pereira Melo

​

Superintendente 

Francisco do Ó Lima Junior

​

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira​​

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​​​

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

Jeanne Sidrim

​​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 7ª edição/ 2018

​

Textos

Natanael dos Santos Almeida​

Maria Emilly de Freitas da Silva

​

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

​

Fotos 

Acervo GeoPark Araripe

​

Design

Wendell Sousa Felipe da Costa

Natanael dos Santos Almeida​

​

Tradução

Maria Emilly de Freitas da Silva - Espanhol

Natanael dos Santos Almeida  - Inglês

​

​

​

LOGO-2.png

Siga-nos

iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
bottom of page