top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

Geopark Araripe impacta positivamente avaliadores da UNESCO

Os avaliadores da Rede Global de Geoparks da UNESCO participaram de 17 a 20 de julho de uma incursão pelos geossítios do Geopark Araripe, para realizar a terceira avaliação institucional para a revalidação do Selo Verde. Desde que foi criado, em 2006, que o território chama a atenção do órgão internacional pela grande riqueza geológica, paleontológica, arqueológica e cultural da área. Dessa vez, não foi diferente. Todos os requisitos analisados nas recomendações estabelecidas, além da situação atual do espaço, foram bastante elogiados pelos avaliadores do Vietnam e Espanha. O resultado final da avaliação será apresentado no Congresso Mundial de Geoparks, no próximo ano, na República da Coreia.

​

Os avaliadores foram recepcionados pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do Ó Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, além da equipe da direção do Geopark Araripe e técnicos. O último dia de trabalho, contou com um momento de reunião para que as primeiras impressões fossem apresentadas pelos integrantes da equipe.

​

O geólogo espanhol Pablo Rivas, um dos avaliadores, agradeceu a recepção dos técnicos que fazem o Geopark Araripe e destacou o grande trabalho que pode ser feito na América Latina, no sentido do projeto servir de referência para outros territórios. Para ele, o Geopark está numa posição privilegiada na região do Caribe e da América Latina, por todas as implementações realizadas no território.

​

Para acessar a matéria completa, acesse: geoparkararipe.urca.br

Notícia 1

Centro de Interpretação e Educação Ambiental do GA é reinaugurado

Com a visita de mais de 40 mil pessoas, o nosso estande do Geopark, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), após a inauguração da nova instalação que ocorreu no primeiro domingo (14/07) da 75° Expocrato 2019, um dos festivais mais populares das Regiões Norte e Nordeste.

 

O CIEA está localizado no antigo corpo de bombeiros do Crato, ao lado da entrada principal do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. O espaço é um local de exposição permanente do Geopark Araripe, com programação diversificada durante o ano, como as tradicionais Colônias de Férias, oficinas e outros eventos.

 

Já virou tradição o GA comparecer nas edições da Expocrato, e este ano não poderia ser diferente, o estande do Geopark Araripe incluiu várias atrações como exposição sobre arqueologia, a Exposição Gigantes do Kariri um Voo pela Paleoarte. Produzida pelo Paleoartista – Francisco dos Santos, e na Curadoria - Edvânia Martins.

 

Houve oficinas educativas de pintura de réplicas de fósseis, pintura do Soldadinho-do-Araripe e limpeza de pele com argila.

 

As apresentações culturais de grupos folclóricos dos municípios do GA contou com a participação do Reisado São Francisco de Juazeiro do Norte, com o Mestre Dodô. Também esteve presente a Quadrilha José Jucá, da Escola José Judá de Souza e Castro, campeã do Festival Municipal de Santana, além do Reisado da Bela Vista do Mestre Aldenir do Crato e o Reisado de Couro do Sítio Barro Vermelho e Cabeceiras - Gilvan e seu Regional (sanfona/zabumba/triângulo), com apoio da Prefeitura Municipal de Barbalha - Secretaria de Cultura e Turismo (Rodrigo Torres e Celene Queiroz).

 

E o encerramento contou com o Projeto Vem Viver de Nova Olinda, com apresentações teatrais de artes cênicas e o musical-FEST JOVEM com o tema "A luta entre o bem e mal".

​

 Além dos geoprodutos expostos em nossa lojinha que foram um sucesso entre os visitantes.

Notícia 2

Centro de Cultura Popular Mestre Noza é reinaugurado

O espaço que abriga as mais diversas obras artesanais em madeira de vários artistas do estado do Ceará, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza recebeu uma reforma pelo Governo do Ceará e pela Prefeitura de Juazeiro do Norte e foi reinaugurado na última quinta-feira (25/07). Estiveram presentes nesse encontro membros da equipe da Coordenadoria de Artesanato do Ceará (CeArt) e da Universidade Regional do Cariri (URCA).

​

O Centro estava fechado há mais de um ano para reforma. Enquanto isso, os artesãos que trabalhavam no Centro Mestre Noza estavam no Centro Multiuso. A reforma trouxe conquistas para os artesãos como a conservação dos produtos e um lugar mais adequado para se trabalhar, além de se tornar um ambiente mais atrativo para os visitantes.

​

Fundado em 1983, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza é uma homenagem ao pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, conhecido como Mestre Noza. O local  nasceu a partir do encontro de produção de artesanato popular e identidade cultural, uma iniciativa do instituto nacional de folclore (INEF) do ceara e promovido pela fundação nacional arte (FunArt).

​

​Fotos: Carlos Lourenço

Notícia 3

 Projeto Geoparque Rio Coco

O projeto Geoparque Rio Coco faz parte do território que compõem cinco municípios do departamento de Madriz, norte da Nicarágua. É território intocado com um potencial incrível, os seus habitantes têm um patrimonio cultural imaterial vivo e o geossitio de maior relevância é o Monumento Nacional  Canyon Somoto. Estamos esperando para ser o primeiro território na América Central para se juntar à Rede Global de Geoparques da UNESCO.


Uma das realizações mais importantes no desenvolvimento do projeto tem sido a criação do primeiro Centro de Interpretação Geoparque no território, neste espaço estão localizados diferentes ambientes: ponto de informação turística, auditório para reuniões e workshops, Museu Geoparque, escritórios Geoparque e Museu Arqueológico. Estamos desenvolvendo atenção aos visitantes e alunos, enfatizando o grande valor do Geopatrimônio da a criação de interesse no elemento geológico e arqueológico, que no passado foram alguns dos grandes desconhecidos para os moradores.

​

Acesse as redes sociais do projeto Geopark Río Coco e conheça mais as suas propostas:

Facebook: ProyectoGeoparque RioCoco

Instagram: @proyectogeoparquerio

Site: http://geoparqueriococo.com/

​

​

Notícia 4

Unidade de Conservação é criada para proteger do Soldadinho-do-Araripe

Para preservar a ave que caracteriza o território do Geopark Araripe, o Soldadinho-do- Araripe, o Governo do Estado do Ceará criou a Unidade de Conservação (UC) Municipal Refúgio da Vida Silvestre (REVIS), junto à Prefeitura do Município de Crato, na região do Cariri cearense.

 

O objetivo da Unidade é proteger os ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies/comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Isso acarretará a redução do impacto ambiental, evitará a extinção do Soldadinho e transformará o ambiente mais atrativo para pesquisadores e visitantes.

 

O decreto de criação da unidade de conservação, que corresponde a uma área de 4.480,07 hectares, foi assinado dia 22 de julho, em Crato. A criação da Unidade é mais uma garantia de espaço de proteção dessa espécie endêmica do Cariri, que atualmente se encontra em risco de extinção. 

Notícia 5

Equipe do GeoPark Araripe

​

Coordenador Executivo

José Patrício Pereira Melo

​

Superintendente 

Francisco do Ó Lima Junior

​

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira​​

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​​​

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

Jeanne Sidrim

​​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 7ª edição/ 2018

​

Textos

Natanael dos Santos Almeida​

Maria Emilly de Freitas da Silva

​

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

​

Fotos 

Acervo GeoPark Araripe

​

Design

Wendell Sousa Felipe da Costa

Natanael dos Santos Almeida​

​

Tradução

Maria Emilly de Freitas da Silva - Espanhol

Natanael dos Santos Almeida  - Inglês

​

​

​

LOGO-2.png

Siga-nos

iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
bottom of page