top of page
brazil_quality_flag_circle_classic_round

Mostra dos trabalhos do GEA-Terra Mãe exibe cerca de 40 trabalhos

Com projetos simples, práticos, mas que estão fazendo a diferença no ambiente escolar, universidades e comunidades, estudantes de 38 escolas oriundos dos seis municípios que compõem o território do Geopark Araripe estiveram presentes na mostra dos trabalhos escolares do 6º GEA-Terra Mãe na manhã de quinta-feira (21/11). Os projetos tiveram como tema o objetivo 11 da Agenda 2030 da UNESCO, Cidades e Comunidades Sustentáveis.

​

A Mostra apresentou trabalhos como a criação de Bibliotecas Infantis; criação de um pulmão artificia e malefícios do cigarro; implantação de hortas; pinturas de painéis; revitalização de praças; reutilização de materiais para criação de obras de arte; palestras; oficinas  com as comunidades; fotografia de prédios históricos; pesquisa sobre plantas que ajudam a purificar o ar; implantação de placas de trânsito; criação de Salas Verdes; implementação de coletores de lixo eletrônico, entre outros.

​

De acordo com Nivaldo Soares, diretor executivo do Geopark Araripe,o evento é um esforço para que as crianças possam saber a relação do ensino com a dinâmica da cidade. “O objetivo é trabalhar desde as series iniciais a compreensão do território que apresenta um potencial extraordinário nos aspectos naturais, materiais, cultural e histórico. É importante que a gente socialize isso no espaço das nossas escolas”, afirmou.

​

Matéria na íntegra disponível em: http://geoparkararipe.urca.br/?p=3469 

​

Os participantes são das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Sobre o evento, o aluno da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Dom Antônio Capelo de Aragão, de Juazeiro do Norte, Leonardo Henrique, ressaltou os momentos de discussão e reflexão promovidos pelo GEA-Terra Mãe. “Destaco a importância do que vivenciamos na nossa sociedade, que é a falta de um cuidado com a nossa casa comum, o meio ambiente. Ações como essa são necessárias num mundo que sofre tanto hoje com as questões ambientais”, defendeu.

Com a presença de mais de 250 estudantes, professores e diretores de escolas, a sexta edição do evento tem ganhado mais adesão das instituições de ensino.

Notícia 1

Lançada Campanha “Lugar de Fóssil é no Museu”, no Museu Plácido Cidade Nuvens da URCA

Notícia 2

A Universidade Regional do Cariri (URCA) através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e do Geopark Araripe, lançou a Campanha “Lugar de Fóssil é no Museu”, em Santana do Cariri, dia 21/11. O lançamento aconteceu na abertura da Paleofesta, em comemoração aos 134 anos de emancipação política do município.

​

A campanha foi lançada com a presença do Reitor da Universidade, Lima Júnior; Prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique; e Diretor do Museu, Allysson Pontes; além de autoridades e curadores do museu que prestigiaram o evento.

​

Na ocasião, o estudante Natanael Alves, realizou a doação de mil fósseis de moluscos, sendo três espécies diferentes, duas de gastrópodes e uma de bivalve, para compor o acervo da instituição. Ainda durante a programação, o GeoPark promoveu duas oficinas: Pintura do Soldadinho na pele e argila da beleza.

​

O Reitor, Lima Júnior, enalteceu a importância da parceria com a prefeitura para a realização da Campanha. “Santana do Cariri é conhecida como a capital da paleontologia, e essa festa entra no conjunto de estratégias de valorização da região, esse reconhecimento vem nos auxilia a promover a salvaguarda do nosso patrimônio, os fósseis, de modo a desenvolver ações integradoras para a história do Museu”, relatou.

​

Leia a matéria na íntegra em:  

http://www.urca.br/novo/portal/index.php/latest-news/46014-lancada-campanha-lugar-de-fossil-e-no-museu-no-museu-placido-cidade-nuvens-da-urca

​

Para o Prefeito Pedro Henrique, o Museu de Paleontologia da URCA é o principal ponto turístico da cidade e torna o município conhecido internacionalmente. Pedro Henrique ainda afirmou que o legado do professor Plácido Cidade Nuvens de conservar o patrimônio paleontológico, deve continuar com a ajuda de todos os santanenses.

A professora Flaviana Lima, uma das Curadoras do museu, destacou a importância da campanha para o município. “O nosso trabalho é tentar deixar esses fósseis que foram encontrados aqui, na região e o museu tem esse papel, que é de guardar esse material, que é tão importante para a sociedade, que possui um valor científico muito grande e também cultural, pois o museu recebe muitos visitantes por ano, então, a ideia é incentivar as pessoas à nos doarem os fósseis ”, disse.

Rede de Geoparques da África UNESCO deverá ser criada em 2020

No dia 22 de novembro, durante o 2º Simpósio Nacional do Patrimônio Geológico de Marrocos, foi realizado em Rabat (Marrocos), a cerimônia oficial para a assinatura da declaração para a criação da Rede Global de Geoparques da UNESCO na África entre M'Goun UGGp (Marrocos) e Ngorongoro-Lengai UGGp (Tanzânia).

​

Esta declaração abre o caminho para a criação desta nova Rede Regional de Geoparks Globais na África, que será lançada oficialmente durante a 1ª Conferência Internacional Global de Geoparques da UNESCO na África, que será realizada na Tanzânia em maio de 2020.

A cerimônia de assinatura é um verdadeiro evento histórico para o desenvolvimento dos Geoparques Globais da UNESCO na África e ocorreu sob a presença do Ministro da Energia, Minas e Meio Ambiente de Marrocos, Aziz Rabbah; do representante da UNESCO, Mohammed Alaoui, (UNESCO Rabat); do Presidente do Conselho Global de Geoparques da UNESCO,  Guy Martini e dos representantes da Rede Global de Geoparques e todas as suas redes regionais de Geoparques Globais, Nickolas Zouros, Presidente da GGN, Coordenadora da EGN,Kristin Ragnes; Vice-APGN - Coordenador, Ibrahim Komoo e do Vice-Coordenador da GEOLAC, Patricio Melo.

​

Na cerimônia também estiveram presentes o Presidente da Associação para a Proteção do Patrimônio Geológico em Marrocos (APPGM), Abdejalil El Hassani Swai, o Presidente da Associação Gop Geopark, Mdm Souad Terrab (APPGM), Driss Achbal.

​

* Declaração assinada pelo Brahim Mojahid, Presidente do Conselho da Região Béni Mellal-Khénifra, região do Geoparque Mundial da UNESCO M'goun e Asangye Bangu, Conservador Adjunto, Geoparque Global da UNESCO Ngorongoro-Lengai Tanzânia.

Notícia 3

 Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro

Desde 2010 discutimos o estabelecimento do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, RJ, no Brasil. A proposta aponta para a geoconservação de uma área com beleza e conteúdo geocientífico singular. Ela foi intensamente discutida e culminou com a indicação de uma área que envolve os municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana, com interesse científico, didático, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

 

Estão incluídos 16 municípios com área de 10.909,588 km². Vale ressaltar que cerca de 15% da área corresponde a UC (Unidades de Conservação) municipal, estadual ou federal, além de espelho d’água de lagoas e lagunas.

 

A região da proposta mostra uma evolução geológica singular, envolvendo 2 bilhões de anos de história e afloramentos rochosos enquadrados em tipologias como espeleológico, estratigráfico, geomorfológico, hidrogeológico, história da ciência, petrológico, paleoambiental, mineralógico, tectono-estrutural, incluindo vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico/cultural.

 

Foram implantados 33 painéis interpretativos do Projeto Caminhos Geológicos, 11 dos Caminhos de Darwin e 4 elaborados pelo nosso projeto em 2018-19. Executamos um projeto de capacitação em Geologia para professores da rede pública, sendo também elaboradas mascotes para nosso programa de educação ambiental. Em 2019, criamos uma atividade mensal com caminhadas guiadas que denominamos GeoDia com ampla participação da sociedade. Em 22/11/19, realizamos o I Workshop do Geoparque Costões e Lagunas do RJ.

Notícia 4
Notícia 5

Equipe do GeoPark Araripe

​

Coordenador Executivo/Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Francisco do Ó Lima Junior

​

Superintendente 

Carlos Kleber Nascimento de Oliveira

​

Diretor Executivo

Nivaldo Soares de Almeida

​​

Secretaria Executiva

Pedrina França Pereira​​

​​

Comunicação

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes Pereira

​

Cultura

José Patrício Pereira Melo

​​​

Geoturismo e Desenvolvimento Territorial 

Jeanne Sidrim

​​​

Geoconservação

Francisco Idalécio de Freitas

Rafael Celestino Soares

​

Geoeducação e e Educação Ambiental

Maria Neuma Clemente Galvão

Equipe de Preparação Geonews - 9ª edição/ 2019

​

Texto

Sarah Menezes

Maria Emilly de Freitas da Silva

​

​

Revisão

Michel Macedo Marques

Sarah Menezes 

​

Fotos 

Acervo GeoPark Araripe

​

Design

Wendell Sousa Felipe da Costa

​

Produção e Edições de Videos

Wendell Sousa Felipe da Costa

​

Tradução

Maria Emilly de Freitas da Silva - Espanhol

Larissa Alves Bender  - Inglês

​

Colaboração 

Geoparque Costões e Lagunas (RJ)

​

LOGO-2.png

Siga-nos

iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
iconfinder_2018_social_media_popular_app
bottom of page